Notícias

CGI.br abre chamada para 7º Fórum da Internet no Brasil


Formatos para apresentações aceitos são: painel, mesa redonda ou debate

Por Anderson Santana

Entre os dias 14 e 17 de novembro de 2017 será realizado na cidade do Rio de Janeiro o 7º Fórum da Internet no Brasil. É uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil(CGI.br), totalmente aberta e gratuita, que desde 2011 vem incentivando representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais plural no país.

Este ano o evento contará com um “dia zero”, três sessões plenárias e 21 workshops,  com novo formato e programação construída de forma colaborativa. Até o dia 20 de agosto, indivíduos e entidades podem enviar propostas de workshops. Os workshops terão a duração de até 90 minutos cada.

Os formatos aceitos são: painel (com apresentações aprofundadas em temas específicos), mesa redonda (motivada por perguntas orientadoras para estimular uma discussão entre os membros da mesa) ou debate (com um tema comum a ser discutido por distintos palestrantes a partir de diferentes perspectivas). Também será necessário reservar um tempo para interação entre o público e os palestrantes/debatedores.

O conselheiro do CGI.br e presidente da ANID, Percival Henriques, participou das mudanças no modelo adotado para o Fórum da Internet no Brasil: “Decidimos adotar um modelo no qual a comunidade possa participar mais. Antes era um modelo mais fechado, onde havia apenas as desconferências que possibilitavam um engajamento maior da comunidade. Agora, com o formato do Fórum global de Governança da Internet (IGF), a comunidade poderá participar da construção de todo o evento e fazer também relatorias”.

Critérios de diversidade regional e equidade de gênero serão considerados e cada proponente poderá submeter até 3 propostas, levando em conta a importância para as questões que permeiam a governança e políticas de Internet no Brasil. Também será preciso envolver entre os palestrantes/debatedores pelo menos um representante dos setores que compõe o CGI.br: governamental; empresarial; terceiro setor e comunidade científica e tecnológica.

Caso haja dificuldade em contatar algum dos representantes, é necessário informar no formulário(que será disponibilizado a partir de 24 de julho) para que a organização do Fórum possa auxiliar.