Notícias

Parcerias


juntos fazemos a inclusão digital - Escola Viva Olho do Tempo

A Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) existe desde 2004 e está sediada no Vale do Gramame, em João Pessoa - PB. Ela tem por objetivo contribuir para uma sociedade igualitária, fomentando a transformação humana através do estímulo aos sonhos e buscando uma melhor qualidade de vida para crianças, adolescentes e toda a comunidade do Vale do Gramame. Sua atuação é por meio de ações culturais, ambientais e de tecnologia digital.

A Escola promove oficinas de leitura e contação de histórias para cerca de 150 crianças e adolescentes do Vale do Gramame, despertando o direito de sonhar desde a infância, como também, atividades de ecoturismo, que valorizam os saberes populares e o contato com a natureza, contando ainda com um museu onde são desenvolvidas ações de educação patrimonial com base na pedagogia griô, pautada no reconhecimento e na valorização da cultura da região.

Para a fundadora Maria dos Anjos Mendes Gomes, Mestra Doci, o trabalho de conscientização é justamente para que, desde criança, se acredite que é possível transformar o local onde se vive: “Fortalecemos as emoções delas para que possam voar, tornando-se pessoas melhores através da música, do teatro, da leitura e também das interações digitais”.
Desde 2015, a EVOT conta com o apoio da ANID, que fornece gratuitamente internet para a instituição, que serve também para a comunidade no entorno. Mestra Doci avalia que, por meio da parceria, é possível oferecer um acesso à internet com qualidade e velocidade para a comunidade. “Estar conectado é muito benéfico, os usuários constroem vínculos com pessoas de diferentes lugares, assistem videoaulas e adquirem conhecimento, fazendo um bom uso da ferramenta”, completa.
São oferecidos cursos de informática básica com acesso livre à internet, qualificando os moradores da comunidade para o mercado de trabalho. As aulas acontecem duas vezes por semana, com um aluno por microcomputador e o acesso à internet é feito através de agendamentos seguindo os horários disponibilizados para o mesmo. Além disso, são realizadas palestras com temas ligados à informática e à tecnologia da informação.
Além de tudo isso, a ANID está junto à escola trabalhando para implantar um provedor comunitário na comunidade do Vale Gramame. Mestra Doci enxerga que o provedor será um excelente benefício: “Seria bem difícil trazer toda uma infraestrutura tradicional de internet pelo alto preço, mas através da parceria com a ANID conseguiremos levar internet para os lares da região, beneficiar os estudos das crianças e adolescentes e muito mais”, completa.
A EVOT desenvolve iniciativas que promovem um pertencimento ao espaço onde se vive, a valorização dos bens naturais e culturais, a busca pelo autoconhecimento e a religação com a natureza. Ao mesmo tempo, promove o contato tecnológico, acompanhando os avanços globais que contribuem para a construção de um mundo mais conectado e próximo, que reduz distâncias físicas e barreiras culturais, fortalecendo o respeito à diversidade de cada comunidade e a valorização do seu povo, do seu lugar.
 

Ficou curioso? Quer conhecer mais e contribuir com a EVOT?

Acesse o site http://www.olhodotempo.org.br/ e conheça mais sobre os projetos desenvolvidos

Além disso, a escola também está nas redes sociais, lá você também pode acompanhar as atividades e interagir com a equipe: no twitter (Olho do tempo), facebook, youtube e também no Flickr (Escola Viva Olho do Tempo)

Fotos: Thiago Nozi