Notícias

Hackathon: uma maratona criativa no Acampamento Inclusivo Potiguara

foto do acervo expotec

O Hackathon é uma dinâmica competitiva com foco na troca de informações e o  desenvolvimento de novas soluções e caminhos para se alcançar um resultado inovador e eficaz dentro da temática/problema que se coloca em cada maratona específica. Funciona como um aguçador da criatividade, juntando diferentes profissionais que em um tempo pré determinado e em dias corridos, são divididos em grupos para criarem e executarem suas sugestões de projeto. Funciona como uma competição onde os resultados podem gerar impactos positivos na criação de novos meios e novas redes.

O acampamento inclusivo da ANID realizará o primeiro Hackathon na região, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho. A organização oferecerá a estrutura necessária para este acontecimento, que contará com desk, alimentação, e barracas de camping para acomodar os participantes no domo do evento. É necessário apenas que os competidores levem seus computadores ou instrumentos de trabalho pessoais e se inscrevam em nosso site, pois são apenas 20 vagas e haverá uma avaliação de perfil para a participação.

Amílcar Rabelo de Queiroz, professor do departamento de física da UFCG e um dos coordenadores do projeto do Radiotelescópio BINGO, será o orquestrante deste Hackathon, propondo os temas/problemas para desenvolvimento e fazendo o tutoramento dos participantes nessa empreitada que juntará 20 pessoas divididas em grupos de acordo com seus interesses em comum para acharem uma solução em conjunto. Ao final haverá uma votação para eleger o grupo vencedor com premiação para os seus componentes. Uma equipe ficará disponível durante toda a maratona a fim de inspirar e colaborar com os participantes que poderão se inscrever no site da ANID na página destinada às inscrições até o dia 15 de julho.

Neste formato a interação entre diversos nichos de conhecimento é fundamental para que uma troca rica aconteça, pois cada um traz em si um saber único e quando aliado a outros em prol de um resultado, estes tendem a ser de um complexidade e eficiência superior, o tempo corrido dedicado à causa também ajuda a sua própria conclusão, então participe desta união de mentes e alcance seus objetivos de forma coletiva!

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

#cgi.br #nic.br