Notícias

Conheça as oficinas de cultura indígena que teremos no Acampamento Inclusivo

foto do acervo expotec

Oficinas livres de Maraca, Flauta e Cocar e no Acampamento Inclusivo 2022. 

Nesta primeira edição do Acampamento inclusivo, a ANID oferece para o público em geral algumas oficinas, dentre elas as de cunho cultural Potiguara, que acontecerão durante todos os dias da programação do evento, de 26 a 29 de julho em Baía da Traição. Inscreva-se no botão das inscrições e participe deste movimento! 

Maraca - Ministrante: Cristina de Lima Bernardo 

Formada em Hotelaria pela UFPB 

Mestranda em Antropologia Social na UFRN. 

Uma oficina de aprendizado sobre o maraca, sua feitura e também um momento de integração entre as pessoas presentes, com foco nesse desenvolvimento da troca entre pessoas indígenas e não indígenas durante a experiência. A metodologia do curso é dividida em duas etapas. A primeira teórica, sobre a história e o por que do maraca, quais os elementos que o acompanham, matérias primas e sua estrutura. A segunda etapa será prática, com a confecção maraca, sendo o momento da ligação do ser presente com a causa indígena. Seguido de comentários dos participantes sobre as vivências ocorridas ali. A organização oferecerá as matérias primas para a realização do curso. Então se você tem afinidade com o instrumento e a cultura aproveite essa oportunidade de integração e a absorção de saberes e sua prática. E se você já tem um instrumento, traga ele junto.

Para a população indígena, a representação do maraca vai além de um instrumento usado para marcar o ritmo da dança. Acredita-se que ele possui grande poder espiritual. É nobre, usado geralmente pelos pajés também. O termo maraca é ainda, por vezes, utilizado como um sinônimo para música. 

Serão 6 horas de oficina, divididas em 3 dias. Acesse nossa agenda para horários. 

Número máximo de participantes 30. 

Inscrições no site do acampamento inclusivo.

Local - Escola Dr. Antônio Estigarribia - Sala 2 - Dias 27,28 e 29 de Julho.

Gaita - MInistrantes: Jailson dos Santos Aureliano e Cleiton de Azevedo Silva

Artesãos, professores e músicos da banda Potiguara.

Jailson, é o professor e músico da banda da aldeia, ele quem ensina os mistérios da flauta para a tribo, juntamente com Cleiton. Eles tocam e confeccionam seus próprios instrumentos e nesta oficina irão dividir com você parte de seus conhecimentos.

Esta oficina vai muito além do aprendizado sobre como fazer a Gaita Potiguara feita de Taboca, ou como tocá-la, será também uma vivência musical sobre a cultura, as músicas e o ritual do Toré, que além da flauta também são usados bongo, e as maracas como acompanhamento nas músicas durante a realização dos rituais do Toré.

A Flauta Potiguara Trata-se de instrumento de sopro, do tipo flauta longitudinal ou vertical, sendo sua fonte sonora proveniente da vibração da coluna de ar contida em seu interior. Originalmente feita de taboca, a gaita é descrita como “flauta com aeroduto, pequena fenda que conduz o ar de encontro a um gume, o qual faz o ar entrar em vibração dentro do corpo da flauta” e assim nos leva a lugares além com seu som tão leve.

Serão 6 horas de oficina, divididas em 3 dias. Acesse nossa agenda para horários. 

Número máximo de participantes 20. 

Inscrições no site do acampamento inclusivo.

Local - Escola Dr. Antônio Estigarribia - Sala 2 - Dias 27,28 e 29 de Julho.

  

Cocar - Teremos também a oficina de cocar, acesse para se inscrever!

Para saber os detalhes sobre horário e localização acesse o site do acampamento inclusivo em: www.acampamentoinclusivo.org.br verifique a nossa agenda.

AS OFICINAS SÃO GRATUITAS

Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

#cgi.br #nic.br