Notícias

Guardiões do mar - Uma oficina para vivenciar e educar sobre o meio ambiente

foto do acervo expotec

No dia 29 de julho, na praia de Baía da Traição, a ANID, em parceria com os Guardiões do mar, trazem para você esta oficina tão importante para a preservação do nosso meio ambiente, principalmente de nossas praias, será uma vivência guiada, com muitas informações e dinâmicas sobre como amar e preservar nossas praias. Dirigida para crianças e aberta ao público em geral. Se inscreva em nosso site e venha cuidar do planeta.

O Guardiões do Mar é um projeto institucional da UFPB e foi idealizado pela Prof.ª Dr.ª Cláudia de Oliveira Cunha com o objetivo de realizar oficinas com abordagem educacional e criativa para sensibilização ambiental do público infantil. 

Segundo a Dr.ª Cláudia de Oliveira “A oficina Guardiões do Mar surgiu na perspectiva de tornar a criança uma agente de seu aprendizado e não alguém simplesmente passivo da educação. Para isso, são levadas em consideração suas necessidades, suas limitações e seu ritmo para pleno funcionamento do processo ensino-aprendizagem.”

Ela também ressalta que: “As ferramentas pedagógicas utilizadas buscam através da ludicidade atingir o protagonismo das crianças para o problema do lixo no mar. A proposta do projeto é promover ações periódicas em escolas e nas praias de João Pessoa e regiões metropolitanas resgatando o verdadeiro papel do Guardião e da Guardiã do mar.”

As atividades oferecidas pela oficina Guardiões do Mar se enquadram no ODS-14 e possuem ferramentas didático-pedagógicas voltadas à ciência do mar que visam estimular o brincar, pois acreditamos que estes recursos têm uma função biológica e social de sobrevivência. Consideramos que ao brincar as crianças estão adquirindo habilidades que serão necessárias para a vida adulta.

É importante investir na primeira infância com a cultura oceânica através da prevenção e intervenção precoce para evitarmos problemas futuros, formando cidadãos saudáveis capazes de tomar decisões adequadas para nossa sociedade.

O objetivo principal do projeto é o combate do lixo no mar e os Guardiões do mar fazem isso através de um trabalho educacional. Para saber mais sobre o trabalho dessa equipe acesse no instagram @guardioesdomarpb

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

#cgi.br #nic.br