Notícias

Hackathon: conheça o tema a ser trabalhado no Acampamento Inclusivo

foto do acervo expotec

O tema do primeiro Hackathon de Baía da Traição será “O uso de inteligência artificial para o reconhecimento de imagens”

 

O tema será apresentado em forma de desafios para os participantes, que ao resolverem esses “problemas”, irão se familiarizar com algumas técnicas que têm sido utilizadas nas mais diversas aplicações no mundo de hoje. É bom que o participante tenha algum conhecimento de programação básica, em particular com a linguagem PYTHON, mas não necessariamente, o essencial é uma grande vontade de aprender e resolver problemas sendo este o maior pré-requisito.” Diz Amílcar Rabelo de Queiroz, coordenador do Hackathon.

 

O tema proposto tem influência e uso em diversas áreas, tais como: na saúde, ajuda de diagnóstico de doenças por imagens; controle de trânsito; reconhecimento de placas; tipos de carros; monitoramento de vias; segurança pública; reconhecimento de faces de pessoas em grandes aglomerações; controle de entrada e saída de prédios; pesquisa científicas diversas; padrões de comportamentos animais; descobertas de exoplanetas; novas estruturas de materiais; design de experimentos… este universo é realmente muito diverso e a imaginação é o limite. 

 

No caso da metodologia usada durante o Hackathon, o desafio principal será dividido em pequenos problemas, que os participantes, divididos em grupos, terão que resolver em sequência, até que se alcance os melhores resultados e soluções que definirão o grupo vencedor da competição. As equipes serão julgadas por uma banca de profissionais no ramo. Lembrando que a participação se dará em tempo integral e os participantes ficarão acampados no local definido pela produção do evento, garantindo assim dedicação total e grande possibilidade de troca entre os participantes. Os participantes devem levar suas próprias máquinas, com os devidos softwares instalados.

 

Para quem não é muito familiarizado com as linguagens dos computadores, o python é uma das mais populares linguagens de computação hoje em dia, principalmente por sua simplicidade e elegância, sendo uma das preferidas entre a comunidade de analistas e cientistas de dados. Possui uma licença compatível com GNU GPL.

 

Teremos também o auxílio luxuoso do Prof. Marcelo Vargas dos Santos, astrônomo e cientista de dados do projeto do radiotelescópio BINGO, estando presente nas duas atividades, o Hackathon e a oficina de observação dos astros.

 

Agora se você quer saber mais sobre esse movimento, só mesmo participando!

E se você não está disponível para participar, será bem vindo para acompanhar de perto essa maratona de possibilidades.

 

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. #cgi.br #nic.br