Notícias

Microsoft oferece cursos gratuitos para capacitar 100 mil mulheres

Cursos ficarão disponíveis até o mês de novembro.

No Dia Internacional da Mulher, a empresa Transnacional americana Microsoft anunciou que vai disponibilizar 100 mil vagas em cursos de tecnologia, especialmente para mulheres. A intenção é dar mais equilíbrio à atual configuração do mercado de trabalho no Brasil, onde apenas 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em TI são do sexo feminino, segundo dados do programa YouthSpark (um projeto de aprendizado e inclusão digital da Microsoft). Além disso, dados da empresa de recrutamento Revelo destacam que, paga-se em média 23% a menos às mulheres empregadas na área de tecnologia.

Foram lançados cinco cursos online gratuitos para capacitar 100 mil mulheres para atuar no mercado de tecnologia. Os cursos são nas áreas de Computação em Nuvem, Infraestrutura, Segurança da Informação, DevOps, Desenvolvimento e Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Eles ficarão disponíveis até o mês de novembro.

Todos os cursos serão ministrados por mulheres e relacionados ao Microsoft Azure (um software para executar aplicativos e outros serviços, funcionando como sistema de nuvem).

As inscrições estão disponíveis na plataforma MaisMulheres.Tech e as interessadas podem se registrar para um ou mais cursos, que terão duração entre 4h e 8h e darão às participantes certificado de conclusão.

Veja as opções de curso:

Introdução a Cloud Computing: as alunas vão aprender os fundamentos de computação em nuvem com foco nos principais serviços do Microsoft Azure.
Cloud Developer: as alunas vão explorar recursos, soluções do Azure relacionadas a diversos cenários e arquiteturas em desenvolvimento de aplicações.
Segurança em Cloud Computing: o curso aborda os principais controles de segurança disponíveis em Azure.

Ferramentas de DevOps: o curso ensina sobre conceitos e práticas de DevOps, por meio de explicações e exemplos em plataformas como Azure DevOps e GitHub. O conteúdo abrange desde o planejamento e uso de metodologia ágil com Azure Boards, até a implementação para desenvolvimento mobile com App Center, testes automatizados no Azure Pipelines, CI/CD com Azure Data Factory, entre outros.