Notícias

Liderança de mulheres em produção de softwares precisa avançar

Pesquisa do IFPB aponta necessidade de ações firmes para inclusão e permanência das mulheres em cursos na área de tecnologia.

Seguimos com as temáticas relativas ao gênero feminino. Afinal estamos na semana em que se faz reverência ao dia internacional da mulher e consideramos importante este momento, quando as desigualdades de gênero são mais notadamente explicitadas, também dentro do contexto da inclusão digital.

Após realizar um levantamento de aproximadamente 6.000 registros de programas de computador, catalogados nos últimos três anos, na Revista da Propriedade Industrial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), pesquisa do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, demonstrou que, em programas com múltiplos autores, aproximadamente 26% são trabalhos com alguma participação feminina e apenas 3,4% dos programas possuem exclusivamente mulheres como autoras.

A pesquisa ainda revelou que, no âmbito do IFPB, no período de 2018 a 2020, foram encontrados um total de 36 registros. Desse total não foi observado nenhum software de autoria exclusivamente feminina, no entanto aproximadamente 42% dos registros, tem pessoas do gênero feminino como coautoras.

O estudo denota que essa situação reproduz a realidade brasileira, em relação ao preconceito e à desigualdade, em espaços de influência nas ciências, na política e em outras esferas da sociedade e que devem ser adotadas políticas sociais para favorecer a equidade de gêneros no cenário brasileiro e global.