Notícias

Uso de ferramentas tecnológicas gratuitas para impulsionar o aprendizado

Capacitar Professores é formar Multiplicadores do Conhecimento

Dentro da programação do I Acampamento Inclusivo que irá ser sediado em Baia da Traição, no dia 29(sexta-feira) das 09 às 12 horas haverá uma oficina destinada a professores do ensino fundamental 1 e 2 sobre o uso de ferramentas tecnológicas. A atividade é gratuita e tem como objetivo impulsionar o aprendizado. Será ministrada pela professora Josilene Aires Moreira, docente do Centro de Informática da UFPB, que é doutora em Redes de Computadores e pós-doutora em Sociologia. Trabalha com projetos de inclusão feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2014, coordenando o grupo “Meninas na Ciência da Computação”.

Capacitar professores é formar multiplicadores do conhecimento. São destinadas seis vagas e a oficina acontecerá na Van-escola do projeto. O interior do veículo foi adaptado para se transformar em uma sala de aula, onde os participantes terão acesso a Informática básica.. Desde novembro de 2021, a van percorre dez municípios paraibanos como Cabaceiras, Gado Bravo, Solânea e Caldas Brandão, realizando palestras e oferecendo capacitação em informática para alunas adolescentes, estudantes de escolas públicas.

A iniciativa foi das professoras Josilene Aires e Giorgia Matos, do CI/UFPB e tem na equipe alunas dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Centro. A Van escola é uma ação extensionista do CI/UFPB, que conecta meninas de escolas públicas de dez municípios paraibanos com a Informática, através do Projeto Meninas na Ciência da Computação. A referida Van é equipada com computadores e nela é ensinado como usar uma determinada plataforma (gratuita) para desenvolver jogos digitais e aplicativos para dispositivos móveis, além de programação.

De acordo com a professora Josilene, “O Projeto objetiva motivar mulheres adolescentes a ingressarem nos cursos da área de tecnologia, onde apenas 20% do público é do gênero feminino. Queremos promover a inclusão e o empoderamento econômico dessas meninas. Sabemos que o trabalho remoto no mercado de tecnologia é uma realidade e acreditamos que elas podem atuar nesse mercado para empresas do Brasil e do mundo, a partir dos municípios mais distantes do nosso estado, contribuindo para reduzir o déficit de profissionais desta área que prevê uma demanda de 800 mil profissionais nos próximos três anos, apenas no Brasil. A van-escola tem como diferencial o fato de nos locomovermos até o local onde as alunas estão, conectando-as ao futuro a partir de onde habitam. O projeto tem o apoio do do CNPq, da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) e da Dock - uma das empresas líderes em tecnologia para serviços financeiros na América Latina.


O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.