Notícias
Home / Notícias
Uso de ferramentas tecnológicas gratuitas para impulsionar o aprendizado

Dentro da programação do I Acampamento Inclusivo que irá ser sediado em Baia da Traição, no dia 29(sexta-feira) das 09 às 12 horas haverá uma oficina destinada a professores do ensino fundamental 1 e 2 sobre o uso de ferramentas tecnológicas. A atividade é gratuita e tem como objetivo impulsionar o aprendizado. Será ministrada pela professora Josilene Aires Moreira, docente do Centro de Informática da UFPB, que é doutora em Redes de Computadores e pós-doutora em Sociologia. Trabalha com projetos de inclusão feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2014, coordenando o grupo “Meninas na Ciência da Computação”.
Capacitar professores é formar multiplicadores do conhecimento. São destinadas seis vagas e a oficina acontecerá na Van-escola do projeto. O interior do veículo foi adaptado para se transformar em uma sala de aula, onde os participantes terão acesso a Informática básica.. Desde novembro de 2021, a van percorre dez municípios paraibanos como Cabaceiras, Gado Bravo, Solânea e Caldas Brandão, realizando palestras e oferecendo capacitação em informática para alunas adolescentes, estudantes de escolas públicas.
A iniciativa foi das professoras Josilene Aires e Giorgia Matos, do CI/UFPB e tem na equipe alunas dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Centro. A Van escola é uma ação extensionista do CI/UFPB, que conecta meninas de escolas públicas de dez municípios paraibanos com a Informática, através do Projeto Meninas na Ciência da Computação. A referida Van é equipada com computadores e nela é ensinado como usar uma determinada plataforma (gratuita) para desenvolver jogos digitais e aplicativos para dispositivos móveis, além de programação.
De acordo com a professora Josilene, “O Projeto objetiva motivar mulheres adolescentes a ingressarem nos cursos da área de tecnologia, onde apenas 20% do público é do gênero feminino. Queremos promover a inclusão e o empoderamento econômico dessas meninas. Sabemos que o trabalho remoto no mercado de tecnologia é uma realidade e acreditamos que elas podem atuar nesse mercado para empresas do Brasil e do mundo, a partir dos municípios mais distantes do nosso estado, contribuindo para reduzir o déficit de profissionais desta área que prevê uma demanda de 800 mil profissionais nos próximos três anos, apenas no Brasil. A van-escola tem como diferencial o fato de nos locomovermos até o local onde as alunas estão, conectando-as ao futuro a partir de onde habitam. O projeto tem o apoio do do CNPq, da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) e da Dock - uma das empresas líderes em tecnologia para serviços financeiros na América Latina.
O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
Tags: tecnologia, cultura |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

Evento traz reflexões sobre o que o mundo pós-Covid reserva para os negócios

Brasil é o 5º país com mais redes de câmeras de vigilância com reconhecimento facial no mundo

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres
