Notícias
Home / Notícias
Reputação das marcas é fator decisivo para consumidores na hora da compra

Pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Neotrust, Movimento Compre & Confie, aponta um crescimento de 73,88% nas compras feitas por meio de comércio eletrônico no Brasil. Só no mês de dezembro de 2020, registrou-se alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento, considerando a mesma base comparativa, teve crescimento de 55,74%. Os dados comprovam que as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros.
A pesquisa do MCC-ENET, parceria formada entre o Compre & Confie e a camara-e.net, revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
Apesar do expressivo crescimento no hábito de comprar por meio do comércio eletrônico, ainda nota-se no consumidor brasileiro uma certa desconfiança em relação ao segmento.
Estudo realizado pela Lett em parceria com a Opinion Box, aponta que cerca de 64% das pessoas preferem comprar em lojas físicas. Já 28,5% dos entrevistados sempre pesquisam os preços online – mesmo quando estão em uma loja física – e 35,2%, que realizam compras em varejo físico, buscam por informações do produto na internet.
O estudo ainda mostra que, 36% preferem comprar em lojas online, quando as condições de preços e benefícios são as mesmas – ou melhores – que a loja física. Já para 76,8% das pessoas, a fonte de informação sobre produtos mais usada é o Google; para 50% dos consumidores, são os sites de comparação de preços; para 24,5%, às redes sociais; para 20,8%, os e-commerces preferidos; e 18% preferem conversar com o vendedor da loja física quando procuram por informações.
Já sobre as compras via internet, mais de 40% optam por uma loja conhecida, 29% escolhem a empresa que lhe oferece o menor preço, 20,2% optam pelas mais conhecidas – grandes marketplaces – e 10,5%, pelas que garantem a entrega mais rápida.
Apurou-se também que os fatores que mais influenciam na decisão de compra realizadas via e-commerce, cerca de 78% dos consumidores são influenciados por preços e promoções, em seguida, com 65,6% o frete e prazo de entrega; com mais de 50% avaliações e comentários. O levantamento ainda mostra que 84% das pessoas já desistiram de uma compra após lerem comentários sobre o produto.
Tags: tecnologia, internet, compras, e-commerce |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

Evento traz reflexões sobre o que o mundo pós-Covid reserva para os negócios

Brasil é o 5º país com mais redes de câmeras de vigilância com reconhecimento facial no mundo

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres
