Notícias
Home / Notícias
Reputação das marcas é fator decisivo para consumidores na hora da compra

Pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Neotrust, Movimento Compre & Confie, aponta um crescimento de 73,88% nas compras feitas por meio de comércio eletrônico no Brasil. Só no mês de dezembro de 2020, registrou-se alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento, considerando a mesma base comparativa, teve crescimento de 55,74%. Os dados comprovam que as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros.
A pesquisa do MCC-ENET, parceria formada entre o Compre & Confie e a camara-e.net, revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
Apesar do expressivo crescimento no hábito de comprar por meio do comércio eletrônico, ainda nota-se no consumidor brasileiro uma certa desconfiança em relação ao segmento.
Estudo realizado pela Lett em parceria com a Opinion Box, aponta que cerca de 64% das pessoas preferem comprar em lojas físicas. Já 28,5% dos entrevistados sempre pesquisam os preços online – mesmo quando estão em uma loja física – e 35,2%, que realizam compras em varejo físico, buscam por informações do produto na internet.
O estudo ainda mostra que, 36% preferem comprar em lojas online, quando as condições de preços e benefícios são as mesmas – ou melhores – que a loja física. Já para 76,8% das pessoas, a fonte de informação sobre produtos mais usada é o Google; para 50% dos consumidores, são os sites de comparação de preços; para 24,5%, às redes sociais; para 20,8%, os e-commerces preferidos; e 18% preferem conversar com o vendedor da loja física quando procuram por informações.
Já sobre as compras via internet, mais de 40% optam por uma loja conhecida, 29% escolhem a empresa que lhe oferece o menor preço, 20,2% optam pelas mais conhecidas – grandes marketplaces – e 10,5%, pelas que garantem a entrega mais rápida.
Apurou-se também que os fatores que mais influenciam na decisão de compra realizadas via e-commerce, cerca de 78% dos consumidores são influenciados por preços e promoções, em seguida, com 65,6% o frete e prazo de entrega; com mais de 50% avaliações e comentários. O levantamento ainda mostra que 84% das pessoas já desistiram de uma compra após lerem comentários sobre o produto.
Tags: tecnologia, internet, compras, e-commerce |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

Evento traz reflexões sobre o que o mundo pós-Covid reserva para os negócios

Brasil é o 5º país com mais redes de câmeras de vigilância com reconhecimento facial no mundo

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

Senado convoca Associação Nacional de Proteção de Dados para discutir segurança dos cidadãos

Presidente da ANID participa de reunião do Governo Estadual com a Ministra Luciana Santos

Carta é feita com idealizações da Juventude sobre a cultura e inclusão digital

Seminário de Comunidades e Povos Tradicionais acontece no último dia da EXPOTEC 2024
Seminário de Comunidades e Povos Tradicionais será realizado na 10ª edição da Expotec

Nova IA da OpenAI supera humanos em testes de QI e impressiona com raciocínio avançado

Levitação da água: tecnologia inovadora abre novas possibilidades para a ciência

Nova Tecnologia Permite “Escrever” Átomos em Materiais para Dispositivos Quânticos

Nova versão do ChatGPT pode transformar a relação entre humanos e IA, mas gera incertezas

Nobel de Física Expressa Preocupações com os Avanços Rápidos na Inteligência Artificial

SpaceX realiza 2º voo completo da Starship, nave mais poderosa do mundo, neste domingo

Robô Optimus da Tesla impressiona ao interagir com público no evento “We, Robot”

O que aconteceria se uma super tempestade solar atingisse a Terra na era da internet?

Eletrônica viscosa: Elétrons não fluem como bolinhas, mas como um fluido viscoso

China adapta modelo de IA da Meta para aplicações militares, aponta relatório

O maior evento sobre o futuro da internet já passou por João Pessoa. O próximo será na Noruega

Cientista brasileiro descobre nova propriedade dos lasers: projeção de sombras

Brasil ainda tem muito a evoluir na cibersegurança — e essa tecnologia pode ajudar

Smash 2024: Paraibano entre os participantes de um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil

Para além do ChatGPT: o futuro da Inteligência Artificial segundo os líderes da tecnologia

Smash 2024: Presidente da ANID participa de um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil

Travamento Misterioso do ChatGPT: Navegando na Privacidade e Transparência na IA

Visão inédita dos nêutrons ajuda a entender ainda mais a composição da matéria

Da Pedra à Inteligência Artificial: Uma Jornada pela Evolução Tecnológica da Humanidade

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,4 anos e super índice pré-pandemia

Segurança Cibernética do Brasil Exibe Fragilidades e Compromete a Soberania Digital

TV 3.0 promete transformar experiência televisiva com qualidade 4K e interatividade

Observação Direta de Três Formatos Diferentes no Núcleo Atômico Desafia Modelos de Física

As Alucinações da IA Não Podem Ser Eliminadas — Mas Técnicas Podem Limitar Seus Danos

DeepSeek: A IA chinesa que promete revolucionar o mercado e desafiar o ChatGPT

LGPD 2025: confira 6 dicas para adequar a sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados

Pele humana vira “bateria viva”: nova tecnologia permite carregar dispositivos pelo corpo
