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Reputação das marcas é fator decisivo para consumidores na hora da compra

O e-commerce foi responsável por 14,4% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção), em novembro de 2020.

Pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Neotrust, Movimento Compre & Confie, aponta um crescimento de 73,88% nas compras feitas por meio de comércio eletrônico no Brasil. Só no mês de dezembro de 2020, registrou-se alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento, considerando a mesma base comparativa, teve crescimento de 55,74%. Os dados comprovam que as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros.

A pesquisa do MCC-ENET, parceria formada entre o Compre & Confie e a camara-e.net, revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Apesar do expressivo crescimento no hábito de comprar por meio do comércio eletrônico, ainda nota-se no consumidor brasileiro uma certa desconfiança em relação ao segmento.

Estudo realizado pela Lett em parceria com a Opinion Box, aponta que cerca de 64% das pessoas preferem comprar em lojas físicas. Já 28,5% dos entrevistados sempre pesquisam os preços online – mesmo quando estão em uma loja física – e 35,2%, que realizam compras em varejo físico, buscam por informações do produto na internet.

O estudo ainda mostra que, 36% preferem comprar em lojas online, quando as condições de preços e benefícios são as mesmas – ou melhores – que a loja física. Já para 76,8% das pessoas, a fonte de informação sobre produtos mais usada é o Google; para 50% dos consumidores, são os sites de comparação de preços; para 24,5%, às redes sociais; para 20,8%, os e-commerces preferidos; e 18% preferem conversar com o vendedor da loja física quando procuram por informações.

Já sobre as compras via internet, mais de 40% optam por uma loja conhecida, 29% escolhem a empresa que lhe oferece o menor preço, 20,2% optam pelas mais conhecidas – grandes marketplaces – e 10,5%, pelas que garantem a entrega mais rápida.

Apurou-se também que os fatores que mais influenciam na decisão de compra realizadas via e-commerce, cerca de 78% dos consumidores são influenciados por preços e promoções, em seguida, com 65,6% o frete e prazo de entrega; com mais de 50% avaliações e comentários. O levantamento ainda mostra que 84% das pessoas já desistiram de uma compra após lerem comentários sobre o produto.