Notícias

IPv6


João Pessoa está na rota da evolução da Internet!

João Pessoa está na rota da evolução da Internet!

Muitos serviços disponíveis na Internet dependem de sua característica descentralizada: é possível que qualquer dispositivo se conecte a outro diretamente. Essa conexão direta foi feita por muitos anos com os endereços IPv4 (Internet Protocol Version 4). Com o crescimento da rede, esgotaram-se esses endereços. A comunidade técnica da Internet desenvolveu outra versão para o IP, o IPv6, cuja quantidade de endereços é considerada praticamente inesgotável. A transição para o IPv6 deve ser realizada por todos os provedores de conectividade, de conteúdo e em pontos de troca de tráfego.

Desde 2007 o NIC.br promove cursos de capacitação para o IPv6, versão do protocolo que garante o crescimento da Internet. Milhares de profissionais já foram treinados em todo o Brasil, e no Road Show Infraestrutura da Internet o curso trará tudo o que a sua organização precisa saber para continuar conectada à Internet! Esse curso é uma das ações do NIC.br, uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, empenhada em diversas ações para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

A atividade mais conhecida do NIC.br é a administração e a operação relativa ao domínio .br: você sabia que pode registrar domínios como suaempresa.jampa.br, com a cara de João Pessoa? São mais de 100 categorias de domínios sob o .br e é por meio da receita obtida por estes registros que o NIC.br opera uma série de iniciativas que proporcionam uma Internet cada vez melhor no Brasil. Outra ação disponível na Paraíba inclui dois Internet Exchanges (IX.br), em João Pessoa e Campina Grande, que possibilitam que a troca de tráfego Internet ocorra diretamente, de forma mais barata e eficiente, entre as instituições conectadas nessas localidades. Outras 29 localidades, nas cinco regiões do Brasil, também contam com esse projeto.

O NIC.br atua ainda com diversas outras iniciativas para a melhoria da Internet: quem quer saber como os brasileiros usam a Internet em casa, para trabalhar, estudar, divulgar cultura, entre outros temas, pode acessar os milhares de indicadores produzidos pelo Cetic.br. Para saber se a sua conexão à Internet tem qualidade, o SIMET é o único medidor 100% independente. O CERT.br tem uma série de materiais voltados a orientar e capacitar profissionais da área e usuários de todas as idades sobre como acessar e utilizar a Internet com segurança. Quem é desenvolvedor Web precisa estar por dentro de tudo o que há de mais atual nessa área, então os eventos, cursos e materiais do Ceweb.br são uma ótima pedida!

A Internet é permanentemente construída a muitas mãos, todos têm um papel na sua evolução. Acompanhe as ações do NIC.br!

Confira a programação completa do Road Show Infraestrututra da Internet aqui!