Notícias

10º Encontro Anid


Tema: "Internet e cidades inteligentes" - De 9 a 11/08 - Centro de Convenções João Pessoa

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) realiza o 10º Encontro Nacional de 9 a 11 de agosto, no Centro de Convenções em João Pessoa, Paraíba. Os participantes irão debater questões relacionadas à “Internet e cidades inteligentes, promovendo a democracia, inclusão e cidadania”, um tema geral que permeia diversos aspectos da tecnologia aplicada ao cotidiano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.anid.org.br/10encontro/.

O 10º Encontro Nacional da Anid, tratará do uso da tecnologia para soluções de problemas nos locais onde se vive. Isso inclui temas relevantes como os aspectos legais de acesso à Internet como franquia de dados na internet fixa, o impacto das aplicações de alto trafego de dados sobre a camada física da rede, financiamento para os pequenos provedores, pontos de troca de tráfego, tecnologias para WEB e Internet das Coisas (IoT). O provedor de Internet assume um papel na infraestrutura do processo de vivência em cidade digital como agente viabilizador de acesso à Internet.

O presidente da Anid, Percival Henriques, salienta: “O conceito de 'cidades digitais' é relevante porque otimiza os serviços públicos, evita desperdícios e gera um fluxo de soluções contínuas para a cidade. Mas o bom funcionamento requer uma infraestrutura básica, como redes em fibra óptica, desenvolvimento de aplicativos, capacitação dos servidores que estarão na operação dos equipamentos. Além disso, o cidadão precisa estar conectado, pois é da Internet que virão todas as informações, portanto, o trabalho dos provedores de Internet torna-se uma peça imprescindível nesse jogo”.

Durante o evento também haverá discussões pontuais sobre a infraestrutura necessária para o acesso à banda larga, o marco regulatório das telecomunicações e governança da Internet.

O 10º Encontro Nacional da Anid contará com palestrantes nacionais envolvidos profundamente com esses temas, além da Feira de Exposições evidenciando as tecnologias e soluções preferidas do mercado, últimos produtos lançados e tendências comerciais.

Esta é a oportunidade para provedores e todos os interessados pela inclusão digital atualizarem os conceitos que vão além da infraestrutura técnica e alcançam os direitos de cidadania de melhores condições de atuação no mercado de provedores de Internet.