Notícias

Encontro em Palmas


Provedores locais de Tocantins definem metas durante o Road Show

Com o “Curso de Fusão de Fibra Óptica”, encerra hoje o Road Show “Infraestrutura da Internet” em Palmas, Tocantins. Foram três dias de atividades com mini-curso, palestras, reuniões e workshop desde terça-feira, 3 de maio. Os eventos foram realizados pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil e Núcleo de Informações e Coordenação do Ponto BR (CGI/NIC.br).

Neste ano, os encontros começaram pela cidade de Palmas (TO). Os participantes trocaram experiências, estabeleceram contatos comerciais e atualizaram os conhecimentos. Na terça-feira Antôni Moreirea, gerente de Projetos do NIC.br, ministrou o mini-curso Ipv6. Os números da antiga versão 4 do Protocolo de Internet (IPv4) estão esgotados e não são mais distribuídos pela instituição internacional responsável por essa atividade no mundo, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Esse final estava previsto há alguns anos e a comunidade de engenheiros de computação da Internet estudou vários projetos para a ampliação dos números que identificam máquinas e nomes de domínio na rede. “A versão 6 do IP é a que foi adotada e a transição envolve detalhes técnicos que são abordados no mini-curso”, declarou Moreiras.

Na quarta-feira foram tratados temas como financiamento, infraestrutura e questões tributárias pelos palestrantes Percival Henriques, presidente da ANID, Moreiras, do NIC.br e o advogado tributarista Thiago Perez. O serviço de provimento de Internet exige muita atenção das empresas em função das diferentes classificações que cada serviço possui na escala tributária. Serviços de telecomunicaçãoes têm incidências de tributos diferente de serviços de valor agregado; e é nesse aspecto que as atividades devem ter as definições corretas, pois, atualmente, a Internet absorveu diversos serviços da área de telecomunicações.

Um dos provedores que preferiu não se identificar está com processo em andamento para isenção de ICMS dos serviços de valor agregado: “Nós entramos na Justiça e já tivemos uma vitoria em primeira instância. O processo está correndo, mas a lei é clara quanto à isenção de impostos sobre o serviço de valos agregado”, afirmou Perez.

Também nesse dia os provedores se reuniram para organizar a construção de um ponto de troca de tráfego (PTT/IX.br)em Palmas. O PTT é um ponto central onde os provedores encontram suas redes e o tráfego de dados pode ser trocado sem a necessidade de navegar distâncias – às vezes – continentais.

Curso de Fusão de Fibra Óptica

O curso de Fusão de Fibra Óptica foi ministrado por Lindenberg Farias, diretor Técnico da BR 27. O curso é totalmente prático e os participantes aprendem as características e exigências para implementação da fibra em campo. De maneira geral, os provedores participantes do Road Show - Palmas afirmaram que o Estado do Tocantins não possui um backbone em fibra e as grandes operadoras, Telebras ou Embratel, exercem uma política de preços sem concorrência na negociação de banda. “São os provedores locais que estão investindo recursos e levando a fibra para municípios do interior do Tocantins”, declara João Eduardo Neto, da NetMais Telecomunicações.

O Road Show “Infraestrutura da Internet” é direcionado aos provedores de Internet trazendo atualizações técnicas e jurídicas do setor. É realizado em diversos estados brasileiros com foco nos estados do Norte e Nordeste. Em 2016 os encontros ocorreram em Recife, (PE), Campina Grande (PB), Aracajú (SE), São Luís (MA) e Teresina (PI). “Como associação para inclusão digital temos o compromisso também de capacitar aqueles que trabalham para levar acesso à Internet nas localidades onde as grandes operadoras não investem por questões de prioridades. O Road Show ẃ uma grande caravana de conhecimento e capacitação para os provedores”, afirma Pecival Henriques. Os próximos eventos já estáo agendados para Campo Grande (MS) dias 8 e 9 de junho, e em Cuiabá (MT), em data a ser definida.