Notícias

“Inclusão Digital deve ser um direito de todos”, afirma idealizador do Acampamento Inclusivo 2022

Acervo

“A inclusão digital deve ser um direito de todos, pois abre portas não só para a troca de informações, mas para a construção de toda uma rede de conhecimentos”, afirma Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID). Ele é um dos idealizadores do Acampamento Inclusivo 2022, que acontece entre 27 a 30 de julho e vai contemplar pontos estratégicos do município de Baía da Traição. 

O evento vai contar com mesas de debate, oficinas culturais e de tecnologia, festival de música, mostra de filmes, campeonato de surf, maratona de programação (Hackathon), entre outras atividades com especialistas na temática tecnologia e sociedade.

Para Percival, trazer à tona a diferença entre sociedade da informação e sociedade do conhecimento é um dos grandes diferenciais da proposta do evento, que tem entre seus objetivos colocar o município de Baia da Traição e suas aldeias no mapa da inclusão digital.  “Há de se respeitar o conhecimento dos povos originários e dar relevância tanto quando damos ao às cátedras de qualquer universidade. Entendo que a digitalização é um meio de dar voz e combater a invisibilidade da cultura indigna”, afirma o especialista.  

A fala do presidente da ANID diz respeito à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como um instrumento de poder que possibilita a quebra de barreiras temporais e físicas. “O acesso à informação proporcionado pelas TICs pode ajudar as comunidades indígenas a redescobrir, a recontar suas histórias e a construir uma nova perspectiva sobre si mesmos e sobre seu lugar no mundo”, destaca Percival - que também vai participar de uma mesa redonda durante o evento.

Segundo o especialista, a inclusão digital também traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento humano e econômico e destaca os potenciais do município de Baía da Traição. “Imagine criar toda uma geração apta a contar sua história e a levar seus potenciais turísticos, sua arte, sua culinária e todo o seu arcabouço cultural e potencial econômico para os meios digitais? É uma oportunidade única de empoderamento e transformação”, finaliza o presidente da Anid.

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento