Notícias

Oitava Semana pela Democratização da Comunicação – VIII DEMOCOM acontece em João Pessoa


O evento promove palestras, oficinas, minicursos, lançamento de livros e outras atividades

A oitava edição da Semana pela Democratização da Comunicação – VIII DEMOCOM, acontece de 13 a 17 de outubro, em João Pessoa (PB) e é promovida pelo Comjunto - Coletivo de Comunicadores Sociais e pelo Observatório da Mídia Paraibana, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto do Anjos. A VIII DEMOCOM tem como tema "O princípio básico é a comunicação" e contará com diversas atividades, entre oficinas, minicursos, debates, seminários, mesas-redondas. lançamento de livros, exposição, shows e outras apresentações artísticas. As partcipação é aberta e gratuita.

Realizado na Paraíba desde 2006, o evento tem como objetivo central abrir espaço para debates sobre a democratização da comuniciação no Brasil e temas como mídias alternativas, jornalismo independente, comunicação comunitária, inclusão digital dentre outros, visando agregar os estudantes, profissionais e a sociedade civil às reflexões e problematizações em torno do campo da comunicação.

Esse ano o foco maior das discussões será a relação entre a comunicação e a cultura. “Em 2015, nosso objetivo é ampliar a interlocução com os produtores culturais do Estado. O debate que se pretende agendar compreende que a Comunicação é um processo de diálogo, no qual é necessário se garantir a expressão das diversas vozes”, agumenta Janaine Aires, integrante do coletivo Comjunto - e uma das coordenadoras da Semana Democom na Paraíba.

Oficinas e Minicursos

Entre as atividades da Semana serão realizadas a oficina de Stencil e Lambe, conduzida pelo coletivo Sarau de Baixo, de Aracaju/SE e o minicurso de Crítica Musical, ministrado por Lucas Pontes, do Coletivo Comjunto. São 25 vagas para a oficina e 15 para o minicurso.

Há ainda na programação as oficinas Fotografia em Pequenos MeiosRádio LivreFanzineLeitura e Produção Crística da MídiaOficina de Rima e o minicurso Gênero e Comunicação.

Interessados em participar devem enviar e-mail para comjunto.coletivo@gmail.com, informando no título o nome da oficina ou minicurso de que deseja participar.

Programação

A programação completa da VIII DEMOCOM pode ser conferia no site: http://www.semanademocom.com.br/p/programacao.html