Notícias

Provedores avaliam Encontro


Artur Coimbra, do Minicom, fala sobre a Lei das Antenas e o Direito de Passagem no Encontro Regional de Provedores, em Recife

Na última quinta-feira, dia 08, a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) promoveu o Encontro Regional de Provedores de Internet, em Recife (PE). A abertura foi às 9h e as palestras se estenderam até às 17h com coquetel e atração cultural no encerramento.

Participaram da atividade 110 provedores de pequeno porte que atuam em cidades e áreas em todo o Nordeste. Na ocasião, foram discutidos temas como legislação de Internet para regulamentação e instalação de provedores, financiamento de fibra óptica, custo de manutenção e tarifas, estratégias para otimizar e profissionalizar a atuação dos provedores, dentre outros.

O credenciamento começou às 8h e na hora seguinte teve início a mesa de abertura, composta por Percival Henriques, presidente da Anid, Arthur Coimbra, coordenador de banda larga do Ministério das Comunicações, Luísa Amélia, gerente regional da Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebrás), Nelson Fujimoto, do setor de Gestão de Inovação de Novos Projetos da Cemig Telecomunicações S.A., e Milton Kaoru Kashiwakara, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Ao dar aos boas-vindas na abertura do Encontro, o anfitrião Percival Henriques saudou os participantes e os convidados:

-Esses que estão aqui representam parte significativa do esforço para a evolução da Internet no Brasil – enfatizou o presidente da Anid sobre a importância dos convidados, que também ministraram palestras durante a programação do Regional de Provedores de Internet, juntamente com Maria Camila Lijó, Analista de Redes e Liliane Soletti, Gerente de Projetos, ambas da Anid.

Sobre o objetivo e a importância de realizar esse encontro, o presidente da Anid Percival Henriques destacou o impacto positivo da troca de informações e saberes e da interação entre diferentes empreendedores da Internet.

- A ideia de promover um encontro de empresas com base tecnológica, que atuam com economia digital, é principalmente para garantir que esses servidores tenham acesso ao fluxo mínimo de informação e possam se desenvolver melhor. Pela manhã e pela tarde tivemos muitas informações e discussões importantes – afirmou Percival.

Os depoimentos dos participantes em geral destacaram a importância da realização de eventos como este para estruturar as empresas provedoras com o objetivo de prestar melhores serviços aos seus clientes finais. Além disso, entenderam a importância do associativismo:

- Eu não conhecia a Anid e mudei a minha visão enquanto empreendedor no ramo de provimento de Internet por conta de soluções inovadoras apresentadas aqui, as metodologias bastante eficazes e pela união que é promovida através dessa associação - disse Rodrigo Barcelos que atua na região de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

Na sexta-feira, 09, é realizado o curso Fusão de Fibra Óptica como extensão do Encontro, no mesmo local.

O Encontro Regional de Provedores foi realizado pela Anid no Recife Praia Hotel em Boa Viagem, na capital pernambucana, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Ascom Anid