Notícias

5G no Brasil: aberto edital para empresas

Acesso até 20x rápido deve chegar em 2022

A Anatel divulgou as regras que vão impulsionar o lançamento da tecnologia no Brasil. Quem vencer terá de garantir o 5G em grandes cidades a partir de 31 de julho de 2022. São previstos investimentos de até R$ 35 bilhões com leilão de 5G.

O 5G trata da quinta evolução da tecnologia de telefonia móvel e promete maiores velocidades de download (até 20 vezes maior que o 4G), menor latência (o tempo de resposta entre um comando feito e sua execução), possibilitando uma conexão mais estável.

Parte do valor arrecadado no leilão será usada para levar internet para áreas sem conexão (como pequenas cidades e estradas) e criar uma rede privada para o Governo Federal. As operadoras candidatas ao leilão terão que investir na instalação de redes 4G em todos os municípios com mais de 600 habitantes (cerca de 500), no roaming nacional obrigatório (clientes de uma empresa serão conectados ao sinal disponível, de qualquer operadora) e na cobertura de 48 mil quilômetros de estradas com internet de alta velocidade.

A frequência de 3,5 GHz deve ser a mais cobiçada, pois é mais usada para o 5G no mundo e oferece conexão rápida para o consumidor final. Quem vencer terá a obrigação de levar a rede de fibra óptica por 13 mil quilômetros por leitos de rios da Região Norte, estruturar a rede privativa do Governo Federal e migrar os usuários de antena parabólica para a faixa entre 10 GHz e 18GGHz, distribuindo novos kits a eles.

Veja a minuta do edital divulgada no último dia 25/02:

https://www.telesintese.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Minuta-de-Edital-analise-13-CB.pdf