Notícias

Carta é feita com idealizações da Juventude sobre a cultura e inclusão digital

O 1º Festival Conecta Juventudes foi um marco importante na luta pela inclusão digital e acesso à cultura digital.

No período de 12 a 14 de janeiro de 2024, aconteceu o 1º Festival Conecta Juventudes, Cultura e Inclusão Digital em Cabaceiras - PB. O evento reuniu jovens de diferentes territórios para discutir ações inclusivas, formação cultural e digital, e a importância da participação e interação das juventudes na defesa e garantia de direitos.

Durante o festival, foram abordadas as demandas e especificidades das juventudes, com foco em ações educativas que enfatizaram a inclusão digital e cultural. O evento contou com a presença de jovens quilombolas, indígenas, do povo de religiões de matrizes africanas, LGBTQIAPN+, de comunidades rurais e periféricos de diferentes regiões. Ao todo, 398 pessoas estiveram presentes, destacando a existência de um processo de exclusão de jovens periféricos, mulheres, negros, camponeses e quilombolas no acesso à informação e às novas tecnologias, assim como uma internet de qualidade.

Os jovens presentes no festival ressaltaram a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para a inclusão digital e o acesso às novas tecnologias. Eles reivindicam internet banda larga de qualidade, cursos técnicos e profissionalizantes, além do acesso a equipamentos tecnológicos que permitam a criação, produção e elaboração de conteúdos. Os jovens destacam a importância de ocupar a rede mundial de internet com todo o seu potencial, força e resistência, visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O 1º Festival Conecta Juventudes foi um marco importante na luta pela inclusão digital e acesso à cultura digital. As demandas apresentadas pelas juventudes evidenciam a necessidade de políticas públicas efetivas que garantam o direito de todos os jovens ao acesso à internet e às tecnologias, bem como à formação cultural e digital. É fundamental que os governos e a sociedade como um todo se mobilizem para atender essas demandas e promover a inclusão e participação plena das juventudes na sociedade contemporânea.

Para ler a carta completa clique aqui