Notícias

Road Show


Provedores debatem infraestrutura da Internet em evento no Maranhão

O Road Show Infraestrutura da Internet em São Luiz do Maranhão atraiu cerca de 30 pequenos provedores locais. Além das palestras abordando a tecnologia da Internet, o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, e o assessor especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Gustavo Polttier, assinaram um Termo de Compromisso e Cooperação Técnica entre a Anid e o Governo do Maranhão.

O encontro foi realizado na última sexta-feira, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema). Pela manhã, o supervisor de projetos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Marcos Moreiras, falou sobre o papel do NIC.br no contexto da infraestrutura de Internet no Brasil. Entre as várias abordagens, ele destacou aspectos técnicos para implantação de um ponto de troca de tráfego (PTT, ou, como é chamado atualmente, Internet Exchange).

Responsável pelo relacionamento com o Associado da Anid, Marcelo Félix, debateu com o auditório sobre os benefícios do associativismo do setor de provedores de Internet e ressaltou que os pequenos provedores hoje representam, juntos, a quarta maior operadora de telefonia do país.Ele abordou a participação da Anid , desde a fundação, em 2007, neste segmento.

O presidente da Anid, Percival Henriques, informou aos participantes as tendências dos serviços de provedores de Internet, as novas tecnologias e as possibilidades de linhas de crédito para investimento.

À tarde, os projetos do Governo do Estado do Maranhão para a inclusão digital de municípios do interior foram apresentados por Gustavo Plottier, da SECTI. Lançado pelo nome Cinturão Digital o projeto prevê a construção de um cinturão de fibra óptica concebido como a Infovia do Maranhão. Outro esforço da secretaria é concluir o Projeto Ilha Digital, a implantação de 200 pontos de Internet na Ilha de São Luís, em locais com densa circulação de pessoas como feiras, praças e telecentros.

No final, os participantes debateram com os palestrantes, as condições e probabilidade de instalação de um PTT (IX) no Maranhão, visto que o Estado não possui nenhum.

O evento foi realizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) na última sexta-feira, na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI) e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).