Notícias

Anid 2020

Expotec em 2019 cerca de 9 mil inscritos

Associação para inclusão digital irá promover eventos científicos em 2020

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com sede em João Pessoa, elege os representantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal em Assembleia Geral Ordinária. O novo corpo diretivo assume em janeiro e cumprirá mandatos de quatro anos e um ano, respectivamente.

Percival Henriques de Souza Neto é eleito Presidente, João Bosco da Costa Vice-presidente e Marcelo Felix Lopes como Secretário-Tesoureiro. No Conselho Fiscal estarão Keitel Wener Cavalcanti Costa; Aldo Artur de Figueiredo; e Lindenberg Souza de Freitas.

Para 2020, além de manter os eventos e os cursos, a associação irá intensificar a atuação junto aos provedores regionais de Internet. Os provedores regionais têm participação significativa na extensão da rede de fibra óptica permitindo acesso dos moradores no interior do país.

No final de 2020 realizará a IV Escola Avançada de Computação Quântica (Advanced School and Workshop on Quantum Information and Computing), com apoio do Governo do Estado da Paraíba e parceiros. Evento de alto nível científico que aborda fundamento da física quântica e da computação quântica. É realizado em João Pessoa, a cada dois anos e traz palestrantes internacionais com pesquisas em destaque na área.

A Anid foi fundada em 2007, Fundada em 2007 com o objetivo de promover os direitos à inclusão digital e social no Brasil através do acesso à Internet. É uma associação sem fins lucrativos e atua na área de capacitação dos recursos humanos dos provedores de Internet, através de cursos técnicos; realiza eventos com o objetivo de disseminar e propiciar troca de conhecimento em tecnologia; incentiva o uso de recursos técnicos para otimização do fluxo de dados nas redes; mantém projeto para acesso gratuito à Internet via wi-fi em locais onde há maior incidência de população carente.

Ao longo de 2019 a Anid promoveu cursos técnicos nas áreas de infraestrutura de redes, tributação para provedores, gestão administrativa e marketing digital. No pŕoximo dia 24/01 realizará o curso Projeto de Redes FTTH em Campina Grande.

Na área de eventos, a Anid realiza, desde 2015, o Road Show Infraestrutura da Internet para fomentar a inclusão digital nos diversos estados brasileiros e mobilizar esforços no sentido de garantir maior penetração da banda larga em todas as regiões do país e fortalecer os arranjos produtivos locais baseados nas TICs. Desde então, passou por Recife (PE), Campina Grande e João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Petrolina (PE), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Montes Claros (MG) e Manaus (AM), Vitória (ES), Natal (RN), Goiânia (GO) e Uruguaiana (RS).

A Expotec - Feira e Congresso de Tecnologia e o Encontro Nacional da Anid, realizados pela Anid com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC/br) e do Governo do Estado da Paraíba e parceiros marcam como os maiores eventos da área na Paraíba. Em 2019 foram registrados 8.964 inscritos, a grande maioria de jovens até 25 anos da Paraíba e de outros estados do Nordeste. A feira de exposições reuniu 52 expositores de produtos e serviços relacionados à área de Tecnologias da Informação e Comunicação e projetos de inovação tecnológica. Os participantes tiveram acesso à 132 atividades entre palestras, seminários, painéis, oficinas, hackathon, competições de robótica e apresentações nos três dias do evento. Os estudantes tiveram a oportunidade de atuar como voluntários auxiliando a organização e o andamento do evento. Ao todo, foram 102 voluntários. Também foi realizado um laboratório de jornalismo com a produção de matérias em podcasts, textos e imagens.

A Anid mantém o Juntos, programa de acesso gratuito à Internet via wi-fi em locais públicos como praças, entidades jurídicas, para viabilizar o acesso de cidadãos aos serviços oferecidos pela Internet.