Notícias

Inscrições abertas para Curso da EGI


Curso Interativo abordará Marco Civil da Internet, neutralidade da rede, segurança da informação e proteção de dados

A Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), concebida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e organizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), abre nessa terça-feira (26) as inscrições para a turma de 2016 do seu Curso Intensivo. O programa ofertará 35 vagas e é voltado a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca das dinâmicas, tensões e atores que compõem as discussões sobre a construção da Internet no Brasil e no mundo. A participação é gratuita e o evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto deste ano.

Os interessados devem fazer a inscrição no portal da EGI (https://egi.nic.br/), preencher o formulário, enviar currículo e produzir um texto de uma página sobre temas relacionados à Governança da Internet dentro de sua área de atuação. Além da análise das informações recebidas, o processo seletivo obedecerá aos critérios de distribuição geográfica, setorial e de gênero dos candidatos. Em 2014, a primeira turma recebeu 200 inscrições para 35 vagas. Na edição de 2015, foram 104 para a mesma quantidade de vagas.

“Estamos presenciando um momento crítico do debate que irá estruturar o ambiente legal e regulatório da Internet no Brasil. A EGI é o espaço para a formação e atualização do conhecimento de interessados das mais diversas áreas, que posteriormente poderão contribuir de forma qualificada com esses debates”, destaca Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

De acordo com Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br, a diversidade de opiniões é fundamental para a Internet. “Esperamos que formuladores de políticas públicas, empresários, acadêmicos, membros da comunidade técnica e de organizações da sociedade civil que atuam com temas relacionados à Internet componham o grupo de alunos da escola”, declara.

O corpo docente conta com professores como Carlos A. Afonso, diretor do Instituto Nupef, membro do conselho do CGI.br e presidente do capítulo brasileiro da Internet Society; Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br; Cristine Hoepers, gerente do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br); Antônio Moreiras, gerente do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (Ceptro.br); Danilo Doneda, advogado e consultor do Ministério da Justiça, e Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) entre outros.

As inscrições ficarão abertas até o dia 6 de junho e a lista dos aprovados será divulgada no dia 1 de julho. As aulas totalizarão 40 horas de atividade, distribuídas em seis dias, com início no domingo, dia 31 de julho.