Notícias

Eleições CGI.br

Comitê inicia processo eleitoral em 30 de maio.

No próximo dia 30 de maio terá início o quinto processo eleitoral dos representantes da Sociedade Civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). As entidades que desejarem participar precisarão ser homologadas e devem indicar candidatos para representar o segmento, os quais, se eleitos, exercerão mandato de três anos (2017 a 2019). O modelo brasileiro de governança multissetorial da Internet implementa, a partir de processos diretos de participação, um importante espaço de decisão e diálogo na obtenção dos consensos necessários para as recomendações e diretrizes do uso e governança da Internet no Brasil.

Desde 2003, compõem o CGI.br 11 integrantes diretamente eleitos dentre os representantes da Sociedade Civil, sendo quatro eleitos pelas organizações do terceiro setor, quatro pelo setor empresarial e três pela comunidade acadêmica e científica. Além destes, compõem o CGI.br outros nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet, formando um total de 21 integrantes. Com 11 membros, a Sociedade Civil possui composição majoritária e efetiva nas decisões referentes à gestão do crescimento da Internet no país.

No processo eleitoral, as organizações da Sociedade Civil podem se cadastrar em até 90 dias, a partir da publicação da chamada de convocação para compor o colégio eleitoral do respectivo setor, que será feita em 30 de maio. Todas as orientações estão disponíveis no site do CGI.br (www.cgi.br). Após a composição dos diversos colégios eleitorais, será iniciado o prazo para a indicação dos candidatos para as 11 cadeiras da Sociedade Civil. A votação será realizada por meio eletrônico.

Com informações do CGI.br.