Notícias

Reunião Aberta

Participantes questionaram ao CGI.br sobre oportunidades para jovens


 

Os Conselheiros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e participantes de diferentes setores da sociedade brasileira debateram temas atuais relacionados ao ecossistema da Internet em João Pessoa na última quinta-feira. Entre os conselheiros, o presidente da Anid, Percival Henriques, destacou a relevância da Internet no desenvolvimento social e econômico.

“Chegará o dia quando não falaremos mais em Internet. Esse dia chegará quando todos tiverem acesso, da mesma forma que acontece com a energia elétrica. A Internet é um direito de todos os cidadãos e toda a sociedade deve estar envolvida no provimento desse acesso”, afirma Percival Henriques.

O pleno de conselheiros do CGI.br é formado por representantes do setor empresarial, acadêmico, governamental e terceiro setor, além de autoridades locais. “Envolver a comunidade de todas as regiões do país no debate sobre temas atuais e futuros da Internet no Brasil é uma das premissas do CGI.br”, destaca o coordenador do Comitê Gestor, Virgilio Almeida.

Na programação foram discutidos os desafios específicos do Estado da Paraíba na área de tecnologia durante painel com a secretária executiva de Estado de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio; o conselheiro Carlos Afonso fez um breve relato sobre a história da Internet no Brasil; e a conselheira Flávia Lefèvre destacou os pontos do decálogo de princípios, que são os 10 Princípios para o bom uso da Internet.

Um grupo de estudantes que acompanhou a reunião estava ainda motivado pela participação no Internet Governance Forum realizado no final do ano passado em João Pessoa. Eles integraram o Programa Youth@IGF. Durante a reunião do CGI eles questionaram sobre novas oportunidades de participação. O secretário executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, destacou preparativos para participação no encontro do IETF (Internet Engineering Task Force) e no IGF regional, que acontecerá em Porto Alegre.

Os 20 anos do Comitê Gestor, modelo de governança da Internet multissetorial e pluriparticipativo, elogiado internacionalmente. “Uma das características marcantes do CGI.br é a disposição ao diálogo e busca pelo consenso entre os diferentes setores da sociedade”, enfatiza o secretário executivo do CGI.br, Hartmut Glaser.

Reuniões itinerantes

Com o intuito de ampliar as discussões com a comunidade, entender as peculiaridades e demandas de cada região, o Comitê Gestor prevê, em 2016, a realização de mais duas reuniões itinerantes e abertas à participação de todos. Além de João Pessoa, o pleno de conselheiros deverá reunir-se em Belo Horizonte (MG) no mês de agosto, e em Brasília (DF) no mês de novembro. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo no sítio do CGI.br.