Notícias

Drones na Expotec


Laboratório da UFPB também estará em agosto no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

A segunda edição da Expotec, feira de tecnologia e inovação que acontece de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), anuncia mais uma novidade. Os visitantes poderão conhecer o trabalho que o Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolve com drones.

O Laser faz parte do Instituto UFPB de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Idep). Pioneiro no Brasil, o Ambiente de Testes de Drones foi criado dentro do Idep e tem infraestrutura preparada para avaliar e testar automaticamente e assegurar níveis de confiança e segurança para esse tipo de veículo aéreo. Dessa forma, o ambiente conta com a estrutura necessária para realizar diversos tipos de testes em drones, espaço físico adequado, instrumentos de medidas para parâmetros de voo e pessoas qualificadas para realizarem trabalhos como testes de capacidade de carga, autonomia de voo, estabilidade entre outros aspectos que podem ser avaliados.

Atualmente, as pesquisas realizadas no Ambiente de Testes de Drones do LaSer buscam automatizar a maneira de testar veículos aéreos não tripulados, ou seja, realizar baterias de testes de maneira autônoma, sem a interferência humana, e, assim, permitir maior exatidão nos resultados dos testes, o que acarreta num maior nível de confiabilidade nos resultados obtidos nos testes. “Tudo isso culmina para que uma pessoa se sinta cada vez mais segura quando vir um drone sobrevoando suas cabeças, sabendo que aquele veículo foi testado e considerado seguro para realizar aquele voo”, garantiu o professor adjunto do Laser, Alisson Brito.

“O fascinante mundo dos drones também vai estar na Expotec graças ao laboratório da UFPB”, confirmou o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), realizadora da Exportec, Percival Henriques.