Notícias

Quantum


Escola de Computação Quântica na UFPB vai até 2 de setembro, com apoio da Anid.

A Advanced School of Quantum Foundation and Quantum Computation é uma escola internacional, realizada no ano seguinte à Conferency Frontiers of Quantum and Mesoscopic Thermodynamics, onde são abordados temas fundamentais de Física Quântica, Computação Quântica e Física Estatística Quântica, com vários participantes que têm Prêmios Nobel.

A segunda edição da Advanced School of Quantum Foundation and Quantum Computation acontece de 22 de agosto a 2 de setembro, no Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão sobre as questões das áreas relacionadas, através de métodos teóricos e experimentais.

Nesta edição, uma atenção especial será dada à dinâmica de sistemas mesoscópicos abertos e a relevância deles para os problemas de medida em implementações de qubit, portas lógicas quânticas, criptografia quântica e sistemas quânticos de não-equilíbrio, tanto da teoria quanto da parte experimental. Desenvolvimentos para a nova Internet e Future Internet Architecture (Fia) também serão discutidos.

A escola contará com minicursos sobre os temas para apresentar novos conceitos a profissionais das áreas de Computação, Engenharia Elétrica, Física, Matemática, dentre outras e, paralelamente, um workshop mostrando desenvolvimentos recentes com a participação de pesquisadores de todo mundo.

A expectativa de público é de 250 participantes, entre estudantes de pós-graduação e pesquisadores do Brasil e da América Latina. A 2ª Advanced School Of Quantum Foundation and Quantum Computation é uma realização do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). E são apoiadores o Governo da Paraíba, a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As inscrições estão sendo feitas no site: www.quantumschool.org.br. Mais informações e dúvidas pelo e-mail: contato@quantumschool.org.br.