Notícias

EXPOTEC

Sérgio Gama, membro da IBM Academy of Technology apaixonado por tecnologia e inovação

Confira Sergio Gama, Especialista em Inteligência Artificial da IBM

A transformação digital tem uma presença forte em todas as áreas dessa vida moderna. Seja no lado familiar, profissional ou social. Não tem como escapar dos reflexos da tecnologia que está ganhando espaço cada dia mais. Como se adaptar e inovar em um mundo onde as tecnologias vivem em constante evolução e transformação, em um cenário VUCA, especialmente com os sistemas de Inteligência Artificial? Como a Inteligência Artificial está impactando na maneira que as pessoas e empresas interagem, e como vai transformar as profissões, negócios, saúde e educação?Será que estamos preparados pra toda essa transformação?

Para ficar claro todas essas questões é preciso se adaptar ao novo, nenhum aspecto de nossas vidas passa sem que a tecnologia esteja presente, seja para melhor ou pior. Se você observar com clareza a Inteligência Atificial já e muito presente em nossas vidas, e vários avanços estão sendo feitos nessa área que irão garantir melhorias significantes na sociedade. Estamos apenas no início de tudo isso, é preciso ter uma mente aberta e fazer o possível pra se manter conectado com esse mundo novo, tentar buscar informações, do contrário meu caro, você vai ficar pra trás.

Transformação Digital e Inteligência Artificial na vida moderna

O mundo digital tem uma influência gigantesca na vida das pessoas, essa transformação já vem acontecendo a alguns anos, mas hoje vemos que não passa apenas de uma ferramenta de entretenimento e sim, algo indispensável. O aparelho celular é um exemplo, que antes era utilizado apenas para fazer ligações e mandar mensagens de texto, hoje é um computador de bolso onde podemos controlar várias coisas ao mesmo tempo, e em grande parte da maioria desses dispositivos e gadgets que utilizamos diariamente tem alguma tecnologia derivada da Inteligencia Artificial. portanto, a AI está presente em nosso dia a dia, de várias maneiras: em nossos eletrodomésticos e eletrônicos, no trabalho e nas formas de entretenimento.

Para as Empresas, Educaçaõ e Saúde

Além da grande modificação na vida das pessoas há uma mudança também em empresas, cada vez mais companhias de todo o porte estão incorporando novas tecnologias. A rotina de inovação está modificando a forma de enxergar uma empresa. A transformação digital inclui a empresa em outra realidade e nos mais seus diversos aspectos. A Inteligencia Artificial já faz parte do processo e serviços de grandes empresas mundo afora nas mais variadas áreas como entretenimento, indústria 4.0, internet banking, e-commerce e carros inteligentes.
Na educação como podemos observar o avanço tecnológico se colocou presente em todos os campos da vida social, invadindo a vida do homem no interior de sua casa, na rua onde mora, e como na educação não poderia ser diferente, invadiu também as salas de aulas com os alunos, possibilitando que condicionassem o pensar, o agir, o sentir e até mesmo o raciocínio com relação as pessoas.
A AI é amplamente utilizado na área da saúde. O centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, é pioneiro no uso de um software especial para analisar o coração e detectar ataques cardíacos antes que eles ocorram. Porém, a vanguarda da tecnologia médica da Inteligencia Artificial são os assistentes de cirurgia robótica, que auxiliam os cirurgiões passando os instrumentos necessários durante um procedimento.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então você não pode perder a palestra “Transformação digital e Inovação com Inteligência Artificial” ministrada pelo Sérgio Gama, Senior Developer Advocate Leader da America Latina, membro da IBM Academy of Technology. Que será apresentada na EXPOTEC 2019, dia 01 de novembro, a partir das 15hr.

O Keynote vai abordar uma discussão a cerca das transformações digitais, em um mundo extremamente conectado, onde é gerado um volume enorme de dados de todos os tipos, onde o comportamento das pessoas tem mudado radicalmente, vivendo o fenômeno do imediatismo e o momento Sociedade 5.0 e indústria 4.0, como se adaptar e inovar em um mundo onde as tecnologias vivem em constante evolução e transformação.

Na ocasião, Gama ainda destacará alguns pontos como o retrospecto do impacto das transformações e avanços tecnológicos nas últimas décadas, de como o avanço da capacidade computacional, armazenamento e internet democratiza a tecnologia, e devido à estes fatores como AI vem como uma super ferramenta para ajudar a lidar com o Big Data.

Sobre Sérgio Gama

Engenheiro mecatrônico com mais de 25 anos de experiência em TI, apaixonado por tecnologia e inovação. Participou de projetos para banco e seguradoras no Brasil, China e Índia. Atualmente trabalha na IBM, na unidade de Cognitive Applications, é Senior Developer Advocate Leader for Latin America, membro da IBM Academy of Technology, especialista em desenvolvimento de software, Data Science, Inteligência Artificial, Big Data e IoT.

 

EXPOTEC 2019, Feira e Congresso de Tecnologia 

Tema: “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”

Dias: 30 e 31/10 e 01/11

Local: Centro de Convenções da Paraíba – PB-008 Km5 s/n Polo Turístico - Cabo Branco PB
 

Realização: Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid)

Correalização: Governo do Estado da Paraíba

Patrocínio: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.BR)

Apoio Institucional: UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Parque Tecnológico da Paraíba, Fapesq, Avati