Notícias

Ferramenta para iniciativa de Lei popular: App 'Mudamos'


Cidadãos brasileiros contam com aplicativo para propor projetos lei e fazer campanha para encaminhá-los ao Congresso

Mudamos é um aplicativo criado para o cidadão sugerir projetos de Lei e arrecadar assinaturas de forma que ele possa ser encaminhado para o Congresso. É uma ferramenta que ajuda a pessoa a entender, participar e construir soluções de forma democrática e online, opinando com liberdade e segurança sobre temas importantes de interesse público.

O objetivo é criar um debate informado e transparente com a participação de pessoas de vários setores da sociedade. Nessa versão, você poderá usar o aplicativo Mudamos para assinar projetos de lei de iniciativa popular de forma digital, tendo a privacidade, autenticidade e transparência garantidas com a segurança.

A plataforma conta com várias ferramentas de participação, que podem ou não ser usadas em conjunto. Mudamos funciona em ciclos de mobilização. Cada desafio público precisa de uma solução diferente, por isso, cada ciclo tem seus próprios objetivos e usa diferentes conjuntos de ferramentas para atingi-los, buscando o maior impacto positivo possível de forma legítima. Os ciclos são compostos por diferentes fases definidas a priori de acordo com os objetivos de cada ciclo. Cada fase utiliza uma ferramenta para seu desenvolvimento.

O aplicativo ‘Mudamos’ foi criado por Márlon Sou Márlon Reis, ex-juiz, um dos idealizadores do projeto de lei da Ficha Limpa, em parceria com o diretor do Instituto e Sociedade do Rio (ITS Rio), Ronaldo Lemos, especialista em Tecnologia da Informação e Inovação.

O 'Mudamos' permite que o celular dos cidadãos funcione como uma espécie de requerimento online, possibilitando a todos validar propostas que podem virar lei de iniciativa popular. O objetivo do aplicativo, lançado em março e disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, é reunir na mesma plataforma projetos e recolher gratuitamente assinaturas que sejam de iniciativa popular.

Acesse e mude: https://www.mudamos.org/