Notícias

No Rio: bairro inteligente e humano

A plataforma urbana conectada da Cisco transforma Porto Maravilha

O Projeto de Legado de Inovação Urbana da Cisco, uma parceria entre a Cisco e a cidade do Rio de Janeiro, está ajudando a transformar a região do Porto Maravilha em um bairro mais inteligente e mais humano. Com a implantação de uma plataforma urbana conectada, a Cisco também está ajudando a transformar a região do Porto Maravilha em um centro da indústria de criação e inovação, fomentando o empreendedorismo social e transformando a área em um laboratório vivo, com a oportunidade de empregar soluções de IoT e digitalização de uma maneira tangível.

Após 18 meses de pesquisa, desenvolvimento e implementação, a plataforma urbana conectada foi entregue juntamente com 15 serviços urbanos inteligentes que permitirão aos cidadãos e visitantes de Porto Maravilha se conectar, inovar, vivenciar e se envolver mais com a cidade. Esses serviços também oferecerão à cidade mais e melhores ferramentas para operações, planejamento e tomada de decisão.

Essa plataforma foi projetada para se conectar com o governo, os cidadãos e visitantes, a fim de criar um ciclo virtuoso de inovação e melhorar as operações urbanas da região. Como resultado, Porto Maravilha terá serviços avançados, agregando ainda mais valor ao processo inédito de transformação urbana impulsionado pelo Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

“Os cidadãos estão se tornando os protagonistas em uma cidade digital e integrada. Um exemplo de cidade humana inteligente é aquela que permite a criação de serviços para que seus cidadãos possam se conectar a seu bairro, governo, diferentes comunidades e infraestrutura da cidade”, diz Laércio Albuquerque, Presidente, Cisco Brasil. “Através dessas iniciativas de inovação urbana, queremos que a tecnologia permita aos visitantes, moradores e empreendedores de Porto Maravilha explorar todo potencial da área. Queremos que as experiências que as pessoas tiverem aqui sirvam de exemplo de inovação urbana para cidades de todo o Brasil e do mundo.”

Em conjunto com a plataforma urbana conectada, a Cisco instalou quatro quiosques interativos em torno da área do porto para permitir que residentes e visitantes conheçam melhor a região e seus atrativos. Turistas e moradores também estão se beneficiando das estações inteligentes, chamadas "Informações da cidade do Rio", que conectam as pessoas ao centro de serviço especializado operado pelo departamento de turismo da cidade, RIOTUR.

Saiba mais sobre o Projeto de Legado de Inovação Urbana da Cisco e a tecnologia por trás dele.

Texto e Foto: Cisco