Notícias

Eventos: calendário


Anid apresentará o calendário de C, T & Inovação para o ano de 2018, em parceria com o Governo do Estado.

Calendário de eventos de Ciência, Tecnologia & Inovação da Anid

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) participará, nesta segunda-feira, dia 19 de março, às 10h, no Palácio da Redenção, do lançamentos de editais e parcerias institucionais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e da Secretaria Estadual de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT).

Dentre os eventos do calendário de Ciência, Tecnologia & Inovação para o ano de 2018, a Anid apresentará suas realizações em parceria com o Governo do Estado:

25, 26 e 27 de abril:

Road Show Infraestrutura da Internet – João Pessoa

Local: À definir

É um evento itinerante, direcionado a provedores de acesso à Internet, estudantes e técnicos da área de redes. Visa o desenvolvimento e capacitação de empreendedores que atuam na infraestrutura da Internet. Levanta o debate em torno do uso otimizado da infraestrutura disponível, bem como a construção de condições básicas para a expansão da Internet em regiões desatendidas – periferias das grandes cidades, o interior e a zona rural. Nos três dias são realizados cursos, oficinas e palestras. A participação é gratuita, com exceção do curso em fibra óptica, parcialmente subsidiado pela Anid e pelos parceiros.

O Road Show Infraestrutura da Internet é realizado desde 2015 e já percorreu as cidades: Recife (PE), Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Petrolina (PE), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belém (PA), Cuiabá (MT). É realizado com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br) e parceiros locais.

Em 2018 percorrerá os municípios de Montes Claros (MG); Aracaju (SE); Teresina (PI); Belém (PA; e Manaus (AM).

De 16 a 27 de julho:

3ª edição da Escola Avançada de Computação Quântica

Local: À definir

A Advanced School of Quantum Foundation and Quantum Computation aborda temas de Física Quântica, Computação Quântica e Física Estatística Quântica. É uma escola internacional, realizada a cada dois anos, no ano seguinte à Conference Frontiers of Quantum and Mesoscopic Thermodynamics. Voltada para pesquisadores de alto nível.

A Escola tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão sobre as questões das áreas relacionadas aos sistemas de computação quântica, através de métodos teóricos e experimentais. Discute uma futura arquitetura da Internet (Future Internet Architecture – Fia). É ministrada por especialistas vindos de vários países.

A segunda edição da Escola Avançada de Computação Quântica foi realizada em 2016, na Paraíba, onde também acontecerá a terceira edição, com o apoio da Anid, entre outros parceiros.

De 7 a 9 de novembro:

11º Encontro Nacional da Anid

Local: Centro de Convenções - Paraíba

O Encontro Nacional da Anid reúne associados de todo o Brasil promovendo a expansão da Internet. A Anid tem como missão a inclusão digital e acredita que os serviços de provimento de banda larga com preços acessíveis é um dos principais fatores para diminuir o número de domicílios sem acesso à Internet no Brasil. Esse trabalho é desenvolvido pelos provedres regionais com base na infraestrutura existente de transmissão de dados. O Encontro é um momento de debate e fortalecimento do setor: infraestrutura de rede eficaz, ambiente regulatório adequado, incentivo à inovação, crédito para provedores regionais e investimento em educação.

De 6 a 10 de novembro:

EXPOTEC 2018 – Congresso e Feira de Exposição de Tecnologia

Local: Centro de Convenções - Paraíba

A EXPOTEC é um Congresso e Feira de Exposição tecnológica focada na diversidade do conhecimento científico e tecnológico como fator transformador da sociedade. Reúne inclusão digital, software livre, robótica, Web e muita inteligência juntos num mesmo lugar. Tem como objetivo levar a tecnologia ao alcance das pessoas – desde a especialização daqueles familiarizados com a tecnologia até aqueles que não têm acesso e estão à margem da transformação digital.

O evento é baseado em eixos temáticos, permitindo ao participante escolher conforme área de interesse. A participação no congresso e visitação à feira são gratuitas.

Está na 4ª edição e traz inovações a cada evento. Nesse ano, ocorrerá conjuntamente com a 17ª Competição Latinoamericana de Robótica.

- - - - - - - - - - - - - - - -

Sobre a Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID):

É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2007. É formada por pessoas empenhadas em promover os direitos à inclusão digital e social no Brasil através do acesso à Internet, seja em localidades remotas do país, seja nas periferias das grandes cidades. Para isso, também são desenvolvidos cursos, seminários, encontros, feiras, debates e pesquisa, viabilizando e promovendo o conhecimento e a atualização tecnológica. Visite http://www.anid.org.br

Serviço:

Calendário de eventos de Ciência, Tecnologia & Inovação para o ano de 2018

Data: 19 de março, segunda-feira.

Hora: Às 10h

Local: Auditório do Palácio da Redenção

Contato Assessoria: (83) 99852-3424