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Prorrogação

Sessões de Pôsteres e Ferramentas têm inscrições prorrogadas até hoje, 21 de julho.

No eixo temático de Educação, a Expotec 2016, que acontece de 25 a 27 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa (PB) terá Sessões de Pôsteres e Ferramentas.
As submissões de trabalhos para ambas as Sessões já estão acontecendo desde o dia 6 deste mês de julho e, agora, tiveram prazo final adiado para 21 de julho.
Para submeter trabalhos, é necessário inscrever-se no site: www.expotec.org.br.

Saiba mais sobre a Sessão de Pôsteres:

A Expotec 2016, feira de inovação e tecnologia que acontece de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), anuncia, integrando a programação do eixo temático Educação, a I Sessão de Pôsteres, espaço para a mostra de artigos curtos provenientes tanto da academia quanto da indústria.

Organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, por meio de um grupo de professores da Unidade Acadêmica de Informática e Comunicação, com a coordenação de Valéria Cavalcanti e Damires Souza, a Sessão de Pôsteres da Expotec estará aberta para submissões de artigos entre os dias 06 e 21 de julho, através do EasyChair, no link: www.easychair.org/account/signin.cgi. As submissões devem apresentar resultados preliminares ou trabalhos em desenvolvimento abordando ideias ou discussões acerca de possíveis soluções para problemas do mundo real. Os trabalhos devem indicar algum avanço tecnológico e/ou inovação.

Após o prazo de submissão de artigo, no dia 04 de agosto o autor receberá uma notificação dos professores e terá de 05 a 12 de agosto para enviar a versão final do artigo. Um template para elaboração do pôster será posteriormente disponibilizado.

No evento, ao menos um dos autores de cada artigo deverá estar presente para apresentá-lo ao público interessado. Compondo a apresentação, deverá ser disponibilizado um pôster, no tamanho de 0,70m x 1m (largura x altura), que deverá incluir as seguintes informações: título do artigo, nome(s) e afiliação(ões) do(s) autor(es), e-mail de contato e URL para mais informações, resumo e ideias do trabalho, bem como as referências principais. A inclusão do Abstract (resumo, em Inglês) é opcional. Somente é obrigatória a inclusão do resumo (em Português), a não ser que o artigo tenha sido escrito em Inglês.

Ao usar a EasyChair, no momento da submissão, todas as informações (metadados) podem ser indicadas em português (palavras-chaves, resumo, título).

Para mais informações, entrar em contato pelos e-mails: damires@ifpb.edu.br e valeria.cavalcanti@ifpb.edu.br.

Instruções para submissão de artigo na Sessão de Pôsteres da Expotec 2016

O autor deve submeter um artigo de três páginas, incluindo figuras (se necessário) e referências, descrevendo as principais ideias e contribuições do trabalho. Cada artigo será analisado por pelo menos dois membros do Comitê de Programa quanto à originalidade, alcance prático, contribuição técnica e apresentação.

O artigo pode ser escrito em Português ou Inglês e deve ser formatado segundo o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), deste link: www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/879-modeloparapublicaodecaptulosdelivros. Os artigos devem estar no formato PDF; outros formatos não serão aceitos. As submissões devem ser feitas eletronicamente através da EasyChair, neste link: www.easychair.org/account/signin.cgi.

A aceitação final do trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores para a apresentação na Expotec. As inscrições continuam sendo feitas pelo site do evento: www.expotec.org.br.

Instruções para apresentação do pôster na Expotec 2016

Ao menos um dos autores de cada artigo deverá estar presente no evento para apresentá-lo. A sessão de pôsteres será realizada em horário a ser estabelecido durante a Expotex 2016, conforme descrito a seguir:

Apresentação do Pôster;

Compondo essa apresentação, deverá ser disponibilizado um pôster, no tamanho de 0.70 m x 1.00 m (largura x altura), que deverá incluir as seguintes informações:

Título do artigo

Nomes e afiliações dos autores

e-mail de contato e URL para maiores informações

Resumo

Principais ideias e características do trabalho

Principais referências

Um template para elaboração do pôster será posteriormente disponibilizado.

Saiba mais sobre a Sessão de Ferramentas, que vale prêmios:

A Expotec 2016, feira de inovação e tecnologia que acontece de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), anuncia, integrando a programação do eixo temático Educação, a I Sessão de Ferramentas, espaço para a troca de experiências e a apresentação de soluções entre desenvolvedores, pesquisadores e profissionais, tanto da academia quanto da indústria, interessados em soluções práticas e funcionais para problemas interessantes e/ou não triviais que envolvam tecnologias.

Organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, por meio de um grupo de professores da Unidade Acadêmica de Informática e Comunicação, com a coordenação de Valéria Cavalcanti e Damires Souza, a Sessão de Ferramentas da Expotec estará aberta para submissões de artigos entre os dias 06 e 21 de julho, através do EasyChair, no link: www.easychair.org/account/signin.cgi. Após esse prazo, no dia 04 de agosto o autor receberá uma notificação dos professores e, então, terá de 05 a 12 de agosto para enviar a versão final.

No evento, ao menos um dos autores deverá estar presente, com equipamentos próprios para apresentá-lo ao público interessado. Compondo a apresentação, deverá ser disponibilizado um pôster, no tamanho de 0,70m x 1m (largura x altura), que deverá incluir as seguintes informações: nome do software/ferramenta, nome(s) e afiliação(ões) do(s) autor(es), informações sobre financiamento para construção do software (se aplicável), e-mail de contato e URL para maiores informações, resumo e principais características/funcionalidades e também referências.

Após as apresentações, as ferramentas serão novamente analisadas por um Comitê de Julgamento quanto à sua contribuição, operacionalidade e adequação à sua descrição. Os resultados das duas avaliações (a avaliação do artigo e demonstração prática) serão utilizados pelo Comitê de Julgamento para determinar o Prêmio de Melhores Ferramentas. Os premiados serão contemplados de acordo com a posição: primeiro, segundo e terceiro lugar.

Para mais informações, entrar em contato pelos e-mails: damires@ifpb.edu.br e valeria.cavalcanti@ifpb.edu.br.

Instruções para submissão

O autor deve submeter um artigo de três páginas, incluindo figuras (se necessário) e referências, descrevendo as principais características das ferramentas. Juntamente com o artigo, o autor deve disponibilizar um link de vídeo de demonstração de até quatro minutos da ferramenta - esse recurso será considerado no processo de revisão. Cada artigo será analisado por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa quanto à originalidade, alcance prático, contribuição técnica e apresentação.

O artigo pode ser escrito em Português ou Inglês e deve ser formatado segundo o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), deste link: www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/879-modeloparapublicaodecaptulosdelivros. Os artigos devem estar no formato PDF, outros formatos não serão aceitos. E o link para o vídeo de demonstração ou para a versão online da ferramenta deverá ser informado no rodapé da primeira página do artigo (quando a mesma for inicialmente citada). As submissões devem ser feitas eletronicamente através da EasyChair, neste link: www.easychair.org/account/signin.cgi.

A inclusão do Abstract (resumo, em Inglês) é opcional. Somente é obrigatória a inclusão do resumo (em Português), a não ser que o artigo tenha sido escrito em Inglês.

Ao usar a EasyChair, no momento da submissão, todas as informações (metadados) podem ser indicadas em português (palavras-chaves, resumo, título).

A aceitação final do trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores para a apresentação na Expotec. As inscrições continuam sendo feitas pelo site do evento: www.expotec.org.br.

Instruções para apresentação

Ao menos um dos autores de cada ferramenta deverá estar presente no evento para apresentá-la. A Sessão de Ferramentas será realizada em horário a ser estabelecido durante a Expotec 2016, conforme descrito a seguir:

Apresentação prática demonstrativa da ferramenta;

Compondo essa apresentação, deverá ser disponibilizado também um pôster, no tamanho de 0,70m x 1m (largura x altura), que deverá incluir as seguintes informações:

Nome do software/ferramenta

Nomes e afiliações dos autores

Informações sobre financiamento para construção do software, se aplicável

e-mail de contato e URL para maiores informações

Resumo

Principais características/funcionalidades

Principais referências