Notícias

Palestras


Confira algumas palestras divulgadas pelo IFPB para a Expotec e IX Encontro da Anid.

A Diretoria de Inovação do IFPB divulgou o resultado da chamada para submissão de palestras para a Feira de Inovação e Tecnologia (Expotec). Veja abaixo.

A Expotec é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), prevista para ocorrer de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) está envolvida na organização da participação do IFPB no evento que deve reunir mais de 3.000 pessoas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) tem direito a oito palestras durante o evento. A segunda edição da Expotec tem eixos temáticos de inclusão digital, software livre, educação, desenvolvimento, cultura pop e web.

O diretor de Inovação do IFPB, Fausto Veras Maranhão Ayres, orienta os selecionados que é preciso fazer a inscrição no site do evento. “Seguindo orientação da organização da Expotec, você deverá se inscrever o quanto antes no evento (www.expotec.org.br/inscricao) e depois deve selecionar a opção ‘Submissão de Trabalho’ no menu da esquerda e preencher os campos. Esses passos são fundamentais para o controle, inserção na agenda e emissão de credenciais. A participação no evento será gratuita”, explica o professor Fausto.

As palestras a serem apresentadas vieram de docentes e de um técnico, da Reitoria, João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras, Picuí e Esperança. São temas que propiciam discussões sobre inventividade e sustentabilidade.

O IFPB vai ter um estande na Expotec com Mostra Tecnológica, enfatizando produtos e processos, fruto do trabalho de pesquisadores de campi diversos. Há prazo aberto no site da Expotec para diversas atividades, algumas coordenadas por servidores do IFPB: sessão de pôsteres, de ferramentas, artigos, competição de robótica, entre outras.

A mais recente novidade da Expotec é um edital de seleção para projetos envolvendo habitação popular. É um estímulo para a construção sustentável. Há premiação para quatro categorias, entre elas estudantes e pesquisadores. Para mais informações, acesse: www.expotec.org.br/expohab

Confira os trabalhos selecionados:

Artur Luiz Torres de Oliveira - ASPIRADOR SELETIVO: AUTÔNOMO RECICLÁVEL COM IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA ARDUINO
PARA LIMPEZA DE AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA
Marcelo Magalhães Ávila Paz - DESENVOLVIMENTO DE AEROGERADOR DE EIXO VERTICAL COM MATERIAL DE REUSO DA INDUSTRIA
AUTOMOBILISTICA
Alvaro Magnum Barbosa Neto - ENTREGANDO O QUE O CLIENTE QUER COM BDD
Walmeran José Trindade Júnior - NOSSA CASA SOLAR : DISSEMINANDO AS TECNOLOGIAS FOTOVOLTAICA E MINI EÓLICA PARA A
GERAÇÃO DE ELETRICIDADE
Claudiana Maria da Silva Leal - SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA
Valberto Vieira Carneiro - TESTES COM PYTHON: COMO FAZER UMA REFATORAÇÃO SEGURA
Katyusco de Farias Santos - VOCABULÁRIOS DE SOFTWARE: MAIS QUE NOMEAR VARIÁVEIS E QUE COMENTAR CÓDIGO
Moisés Guimarães de Medeiros - WOLFCRYPT-PY: EMBALANDO SEGREDOS COM PYTHON

De Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB, com Assessoria Expotec 2016