Notícias

Diversos setores da sociedade se reúnem no IGF 2015, em João Pessoa


O Fórum Global da Internet será o maior evento internacional realizado na PB nos últimos tempos e deverá atrair cerca de 2 mil estrangeiros.

9º IGF em 2014, Istambul, Turquia. (Foto: IGF Facebook)

Brasileiros de outros estados e paraibanos se juntarão aos estrangeiros para debater, analisar perspectivas ou apresentar propostas para a construção de uma Internet mais inclusiva, mais segura, mais neutra, mais próxima dos princípios libertários os quais lhe deram origem.
As línguas faladas deverão lembrar uma Babel no Centro de Convenções, onde será realizado o o #IGF2015, entre os dias 9 e 13 de novembro. Visitantes do Azerbaijão, de Bangladesh, da Indonésia, de Uganda, da Coreia, de países dos cinco continentes se encontrarão para tratar de tecnologia, inclusão digital, desenvolvimento social e econômico. Os modos de vestir, as preferências gastronômicas, as expressões culturais vão formar um só grupo, a comunidade da Internet.
Os participantes representam os setores da sociedade civil, do governo, a comunidade técnica e empresarial, no modelo “multi-stakeholder”, ou multissetorial, no qual múltiplas partes interessadas encontram espaço de atuação na comunidade.

ABERTURA

A abertura solene está marcada para acontecer no dia 10 de novembro, às 15h, no Centro de Convenções de João Pessoa. Mas as atividades já começarão no dia anterior, 9, com a palestra intitulada: “Governo do Brasil - Função Social das Comunicações e Reforço da Liberdade de Expressão”, durante a manhã, na sala principal. No mesmo horário e à tarde serão realizados os fóruns abertos e workshops. Os temas terão abordagem social, técnica e de segurança:

  • Cibersegurança e confiança

  • A economia da Internet

  • Inclusão e diversidade

  • Abertura de acesso

  • Reforçando a cooperação multissetorial

  • A Internet e os Direitos Humanos

  • Recursos críticos da Internet

  • Questões Emergentes

Sobre o IGF 2015

Veja aqui a programação.

Inscrições para veículos da mídia: até 05/11.