Notícias

Entenda o PTT


Ponto de Troca de Tráfego interliga provedores e garante agilidade.

A internet é uma "rede de redes" onde os que dela participam partilham conteúdos entre si. Nessa rede global, há os que acessam o conteúdo disponível e aqueles que disponibilizam esse conteúdo, armazenado em servidores espalhados pelo mundo inteiro.
Esse conteúdo que trafega pela rede muitas vezes demora para alcançar o  destino, por elas estarem fisicamente distantes. Um usuário no interior da Paraíba, no Brasil, pode levar muito tempo para acessar o conteúdo do YouTube, por exemplo, que está nos Estados Unidos.
O Ponto de Troca de Tráfego (PTT) é, portanto, um local onde muitas organizações podem se interligar. "Os PTTs Funcionam como 'entroncamentos', onde os provedores de conteúdo o disponibilizam para ser acessado pelos provedores de acesso, para que, assim, os dados trafegados possam fluir mais rápido e de forma mais eficiente, garantindo um melhor serviço aos usuários finais. Essa estrutura permite diminuir o tempo de acesso ao conteúdo desejado", explicou o responsável pelo relacionamento com o associado da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Marcelo Félix. "Essa comunicação se dá através de um mesmo protocolo (linguagem)​ deI , chamado IP Protocol, e todos os participantes de um PTT utilizam dessa linguagem comum", completou.
"O PTT é um ponto neutro que, se a minha operadora estiver ligada a ele, mais perto eu estou do conteúdo. Se eu mando um e-mail para um vizinho, meu e-mail vai até o Rio de Janeiro ou até Miami, por exemplo, e volta. É tudo muito rápido, nem percebemos, mas com o PTT, como o que existe em Campina Grande (PB) o caminho é extremamente mais rápido, porque é mais curto", finalizou o presidente da Anid, Percival Henriques.