Notícias

IPv6 no Amazonas

Volume de dados aumenta em PTT no Amazonas

Provedores aderem ao novo protocolo de Internet

Apesar de ainda estar entre os pontos de troca de tráfego com menor tráfego entre os Internet Exchange do Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (IX.br), a grande maioria dos participastes do PTT de Manaus, no Amazonas, já opera em IPv6.

Dos 28 Sistemas Autônomos (AS, na sigla em inglês) participantes, 25 já aderiram ao novo protocolo de endereçamento para identificação na Internet.

O PTT de Manaus opera com uma média de 1.44 Gbps em tráfego de dados e está no 22º lugar em quantidade de tráfego de dados do Brasil. Contudo, o aumento do trágo nos últimos anos foi exponencial, como demonstra o gráfico na imagem.

A análise foi feita durante o Mini-Curso IPv6, ministrado pelo especialista Eduardo Morales, do Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.br). O curso é uma das atividades do Road Show Infraestrutura da Internet, evento itinerante realizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com apoio do NIC.br/CGI.br e Artigo19.

Iniciado em 2015, o evento já percorreu as cidades: Recife (PE), Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Petrolina (PE), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Montes Claros (MG).