Censura é obstáculo para chegar às Cidades Inteligentes

Ao mesmo tempo em que se busca a inclusão digital para a totalidade da população mundial,em busca das Cidades Inteligentes, tema do 10º Encontro da ANID, um grande problema é enfrentado em muitas partes do globo. De acordo com o Freedom on the Net 2016, um estudo realizado todos os anos sobre a internet, a liberdade de expressão na rede diminuiu pelo sexto ano consecutivo. Os usuários das redes sociais enfrentam penalidades sem precedentes, já que as autoridades de 38 países fizeram prisões com base em postagens de mídia social no ano passado. Globalmente, 27% de todos os usuários de internet vivem em países onde pessoas foram detidas por publicar, compartilhar ou simplesmente "gostar" de conteúdos.

As plataformas de mídia social voltadas para o público, como o Facebook e o Twitter, foram sujeitas a uma crescente censura por vários anos, mas em uma nova tendência, os governos cada vez mais se dirigem a aplicativos de comunicação e mensagens de voz, como WhatsApp e Telegram. Esses serviços são capazes de espalhar informações e conectar usuários de forma rápida e segura, tornando mais difícil para as autoridades controlar a paisagem da informação ou realizar uma vigilância.

Alguns aplicativos de comunicação enfrentam restrições devido aos recursos de criptografia, o que torna extremamente difícil para as autoridades obter dados de usuários, mesmo para fins legítimos de aplicação da lei e segurança nacional. Aplicativos de voz e video em linha como o Skype também foram pressionados por razões mais mundanas. Agora, eles estão restritos em vários países para proteger a receita das empresas nacionais de telecomunicações, já que os usuários estavam voltando para os novos serviços em vez de fazer chamadas através de telefonia fixa ou móvel.

Esse e outros assuntos estarão em debate no 10º Encontro da ANID, que será realizado entre os dias 09 e 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.anid.org.br/10encontro/.

Compartilhar esta notícia