O que são as Cidades Inteligentes?

As Cidades inteligentes serão o tema do 10º Encontro Nacional da ANID, a ser realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, mas você sabe o que são elas? São os municípios que conseguem se desenvolver economicamente ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência nas operações urbanas, contando com a modernização para isso. Exemplos de uso das tecnologias digitais nas cidades incluem os pontos de ônibus inteligentes, que oferecem aos usuários previsões em tempo real da chegada do próximo ônibus e estacionamentos que identificam a presença de carros por meio de uma combinação de sensores de presença e comunicação sem fio, que possibilita aos condutores saber a disponibilidade de vagas em tempo real. João Pessoa aparece na 47ª posição na lista nacional das Smart Cities, enquanto Campina Grande é 97ª.

A tecnologia movimenta cerca de US$ 4 trilhões/ano no mundo, porém o Brasil participa apenas com 5% disso. Enquanto na maioria dos países evoluídos, as ‘smart cities’ devam estar bem consolidadas em 2020, em terras tupiniquins essa realidade só deve começar a acontecer em 2023 – três anos de atraso é a média do País em relação à adoção das novas tecnologias em comparação com os países mais avançados.

Embora ferramentas utilizadas pela sociedade para a comunicação, transporte, entretenimento e diversas outras atividades cotidianas tenham se transformado rapidamente e hoje, com a ampliação dos serviços oferecidos por plataformas web e aplicativos, sejam muito diferentes do que eram há 10 ou 15 anos, principalmente no Brasil, ainda está em fase inicial o processo de criação de meios de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomento de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados. Como mudar essa realidade? Debatendo, juntos. Para se inscrever é só acessar http://www.anid.org.br/10encontro/inscricao.php.

Compartilhar esta notícia