Inscrições abertas para o 10º Encontro Nacional da Anid

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) realiza o 10º Encontro Nacional de 9 a 11 de agosto, no Centro de Convenções em João Pessoa, Paraíba. Os participantes irão debater questões relacionadas à “cidades inteligentes”, um tema geral que permeia diversos aspectos da tecnologia aplicada ao cotidiano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.anid.org.br/10encontro/.

A conexão à Internet requer uma série de procedimentos envolvendo agentes que muitas vezes divergem em seus interesses. Para conectar um domicílio ou uma empresa é necessária uma infraestrutura de rede eficaz; também é fundamental estabelecer regras adequadas para atuação sem prejuízo a ninguém. Levar a Internet até uma residência mais distante dos grandes centros exige investimentos dos provedores regionais e, na maioria das vezes, o incentivo financeiro é inexistente.

Por outro lado, quando o acesso à rede mundial chega a uma localidade, é imprescindível que haja também uma base educacional para o desenvolvimento positivo daquela comunidade. Com a Internet ampliam-se as possibilidades de atividade econômica, educação à distância e até geração de conteúdo. Mas, como alcançar essas vantagens sem conhecimento das ferramentas? O presidente da Anid, Percival Henriques, saliente: “Nesse sentido a educação é o fator que vai gerar a inclusão satisfatória dos indivíduos ao universo digital. Fazer um esforço grande para disponibilizar Internet em uma comunidade é importante, mas potencializar melhorias nas condições de vida está relacionado à orientação dada às pessoas sobre o uso da tecnologia que elas têm em mãos”.

Esses serão alguns pontos em pauta no 10º Encontro Nacional da Anid com palestrantes nacionais envolvidos profundamente com esses temas. Durante o Encontro Nacional da Anid acontecerá ainda a Feira de Exposições evidenciando as tecnologias e soluções preferidas do mercado, últimos produtos lançados e tendências comerciais.

Esta é a oportunidade para provedores e todos os interessados pela inclusão digital atualizarem os conceitos que vão além da infraestrutura técnica e alcançam os direitos de cidadania de melhores condições de atuação no mercado de provedores de Internet.


 

Compartilhar esta notícia