Notícias

Transformação Digital

Transformação Digital

A Transformação Digital como vantagem competitiva para as organizações

A grande maioria das pessoas sabem que a utilização de novas tecnologias potencializa e melhora consideravelmente os processos internos, o relacionamento com os clientes e a economia das empresas. Mais do que isso, a utilização das ferramentas colaboram para a inovação empreendedora, elemento importante para o sucesso das organizações. Neste sentido, as tendências de Transformação Digital mostram-se cada vez mais presentes nas instituições.

MAS, FINALMENTE, O QUE DE FATO É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

De uma maneira clara e objetiva, podemos dizer que a transformação digital é o conceito que abrange a aplicação de tecnologias aos processos de negócio, ativos e produtos corporativos. Por esta razão, esse é um dos principais motivos que levam uma entidade à inovação, ao desenvolvimento sustentável e a eficiência, gerando assim um maior aperfeiçoamento do retorno sobre o investimento.

Obviamente, não é apenas necessário investir nas novas tecnologias, é preciso também possuir uma equipe disposta a fazer uso das novas tecnologias para que haja impactos positivos no cotidiano da empresa.

QUAL O VALOR DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA AS ORGANIZAÇÕES?

Para aquelas empresas que desejam conquistar o mercado, superar os concorrentes e adquirirem vantagem competitiva, a Transformação Digital é um dos caminhos mais assertivos no atual momento. Sem dúvidas, é uma mais-valia para os negócios.

Através dela, é possível conhecer melhor os consumidores, além de tornar a compreensão dos clientes mais clara em relação à oferta dos produtos oferecidos pela empresa. Outro benefício é o efetivo armazenamento dos arquivos com a digitalização, que contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, afirmando a responsabilidade social da empresa. Outra vantagem é a melhoria na gestão de desempenho e na capacitação dos funcionários, que estarão mais bem preparados para o desenvolvimento de suas funções.

Através da Transformação Digital ainda, será possível ampliar a rede de negócios inclusive, criando novos campos de atuação e venda da empresa, globalizando seus produtos, ampliando o número de consumidores.

ALGUNS RESULTADOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Como já vimos, a Transformação Digital impacta as organizações de uma forma extremamente positiva, mas existem ainda, outros aspectos que levam as empresas a resultados surpreendentes em relação à lucratividade e crescimento estratégico. Tais como:

  • O aumento do Faturamento – A transformação Digital tem a capacidade de aumentar o alcance das atividades realizadas pelas empresas, tornando-as mais amplas no mercado em que atuam. Consequentemente há um aumento no número de consumidores e na arrecadação da empresa.
  • Upgrade na motivação do Estafe – Uma evidente ação da Transformação Digital é a capacidade de automatizar os processos operacionais dentro da organização, promovendo a melhoria na execução das tarefas. Outra vantagem é que os colaboradores passam a desenvolver novas estratégias para novas possibilidades de crescimento profissional. Além disso, os colaboradores passam a agir de maneira mais proativa e harmoniosa no ambiente laboral. Por esta razão é tão importante investir no treinamento digital da equipe.
  • Otimizar a Comunicação  - A transformação Digital obriga que os departamentos exerçam suas atividades de forma integrada, o que demanda  uma adequada comunicação interna. Desta forma, os resultados são satisfatórios, pois tornam as atividades mais eficientes.

CONCLUSÃO

A cultura Organizacional deve estar atenta e planejada para a Inovação e Transformação Tecnológica. Para isto, a estrutura nos departamentos também precisa ser remodelada. A empresa precisa estar fisicamente preparada e pronta para incorporar os equipamentos instrumentos, a fim de garantir sua inclusão nesta nova forma de negócio.

Matéria: Assessoria de Imprensa ANID