Notícias

Parceria


Anid apoia Projeto Geoparque Cariri Paraibano

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) formou uma parceria com o Projeto Geoparque Cariri Paraibano para contribuir com ações de inclusão digital. A Anid tem sido a responsável pela hospedagem do site geoparquecariri.org.br. Esse é o primeiro passo para a realização de uma série de projetos de longo prazo voltados à expansão da Internet na região.

“Nós entendemos que o acesso à Internet acelera o desenvolvimento local em todos os aspectos: social, econômico, ou seja, na educação, saúde, articulação… Por isso, direcionamos esforços para suprir lacunas de acesso em lugares remotos”, esclarece Percival Henriques, presidente da Anid, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que busca promover os direitos à inclusão digital e social no Brasil.

O Projeto Geoparque Cariri Paraibano é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal da Paraíba (Campus IV – Litoral Norte), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), organizações da sociedade civil e a comunidade local dos municípios que dele farão parte, e que são: Cabaceiras, Boqueirão, São João do Cariri e Boa Vista.

“Dentre as funções do Projeto Geoparque Cariri Paraibano está disseminar informações sobre essa região da Paraíba com tantas riquezas, além de tornar as pessoas cientes de vários aspectos geográficos e culturais da região. Uma das formas de proporcionar isso é por meio do nosso site, daí a importância da parceria com a Anid”, salienta Leonardo Meneses, coordenador do projeto pela UFPB.

O que é um Geoparque

O “Geoparque” é um novo conceito que relaciona desenvolvimento econômico local e conservação da natureza, tendo como foco principal o geopatrimônio. Não é uma unidade de conservação e nem uma nova categoria de área protegida. É um território bem definido e que apresenta locais com características geológicas e de relevo bem marcantes e que são gerenciados sob um conceito abrangente de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

A ideia ao se criar um geoparque é a de gerar atividade econômica, como o geoturismo de forma sustentável, e ao mesmo tempo exaltar geossítios de importância científica, raridade ou beleza, valorizando ainda aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais destes locais.

Fotos: capa: Renato Bandeira – Lajedo do Marinho | “Flor com Matacão” - Lajedo Salambaia – Leonardo Meneses