Notícias

Entenda o modelo multissetorial


O ex-CEO da ICANN, Fadi Chehadé, define o modelo de governança exercido na ICANN

O que é o modelo multissetorial

Por Alexandre Arns Gonzales 

O ex-CEO da ICANN, Fadi Chehadé, define o modelo de governança exercido na ICANN (Internet Corporations for Assigned Names and Numbers):

A experiência da ICANN é única, não há na parecido no planeta. Digam-me qual outra organização privada possui 115 governos assessorando-a? Não existe. Nós temos um modelo institucional bastante único (...) A internet é transnacional, ela não é internacional. Grande diferença. Coisas internacionais (sic) são resolvidas por nações, mas você sabe à qual país pertence um número IP? Você não sabe. A internet é desenhada para ser transnacional, portanto ela desafia o modelo legal 'vestfaliano' que existe atualmente. Agora, queremos criar uma guerra entre o modelo internacional e o modelo transnacional? A resposta é ‘não’, porque você não ganharia esta guerra. Todo mundo perderia. O desafio que a ICANN oferece ao mundo – e é um lindo desafio – é de estabelecer um modelo onde as pessoas internacionais (sic) – vão e vejam o GAC trabalhar é notável – podem se encontrar com outras pessoas, que acreditam que os governos deveriam ser fechados (sic) – [riso] – ás vezes, esse é outro extremo, mas nós trabalhamos juntos e nós descobrimos como casar os dois poderes [o modelo internacional e o transnacional] e isso nós chamamos de modelo multissetorial. Difícil mas impressionante (...)"

“Em Buenos Aires, durante o 53º Encontro da ICANN, em Junho de 2015, Chehadé, entrou na sala onde a equipe da ICANN, junto com alguns participantes veteranos dessas reuniões, estavam apresentando aos novos participantes – dentre eles, eu [Alexandre Arns Gonzales] – da "comunidade ICANN" algumas noções básicas da miríade de acrônimos formadores do “idioma” da governança da internet, de modo a dar uma noção básica do significado da transição da IANA.”

Leia o texto completo: http://observatoriodainternet.br/post/a-transicao-para-alem-da-iana