Notícias

Promoção cultural


A promoção da cultura como ferramenta de transformação social

Com o tema "A promoção da cultura como ferramenta de transformação social", a palestra ministrada pela vice presidente da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, representando o estado do Rio Grande do Sul, Malu Viana, 42, trouxe como norte para o debate as politicas públicas culturais, de segurança e educacionais como forma de promoção de espaços de lazer para a ocupação do tempo ocioso de jovens à margem da sociedade e consequentemente a redução do extermínio desta juventude.

Segundo Malu Viana, a crescente falta de acesso cultural entre os jovens é um dos fatores cruciais para que os índices de morte entre eles se torne cada vez maior. Para ela, a criação de projetos, políticas públicas e uma análise minuciosa de parceiros e recursos é fundamental para que se tenha cada vez mais projetos de longa duração e que não fiquem apenas no papel.

Para exemplificação de sua fala, a palestrante comentou sobre a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, projeto este nascido em Carapicuíba (SP), através da rapper Luna, hoje presidente do projeto. "Este coletivo nasceu através de encontros para debate do rumo da mulher dentro da cultura do hip hop nacional. A frente nasce para fortalecer a presença de meninas e mulheres em projetos de promoção, inclusão e desenvolvimento da cultura, em todos os sentidos, educacional, social e politico. Promover ações com a participação da juventude negra, periférica, do morro, de 15 a 29 anos, por meio de uma iniciativa da sociedade civil com o governo federal é fundamental para a politica pública, mudando, assim, a ótica da sociedade", afirma Malu.

Hoje, com sete anos de projeto, a Frente está presente nas principais capitais do Brasil, em um total de quinze estados, onde a meta é tirar a juventude marginalizada do foco dos crimes e incluí-los nas políticas públicas de inclusão social, fomentando a auto estima destes jovens e ajudando na luta contra o extermínio da juventude.

Jéssica Soares/Assessoria Expotec

Foto: Kerollyne Araújo/Assessoria Expotec