Notícias

Estão confirmados


Alessandro Feitoza, Kretcheu e Rasmus Lerdorf estarão na Expotec 2016.

O jovem cearense Alessandro Feitoza estará novamente na Paraíba como palestrante da Expotec 2016, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa, de 25 a 27 de agosto.

Verdadeira revelação do universo da tecnologia, Alessandro Feitoza é militante e ativista do Movimento Software Livre, professor de PHP OO, criador e mantenedor da Comunidade “PHP com Rapadura” e atualmente atua como programador e desenvolvedor Web, na célula de Protagonismo Estudantil/Projeto e-Jovem da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. “Eu, como um bom aproveitador de eventos, principalmente quando incluem Software Livre, fiquei todo empolgado quando conheci a Expotec durante a Campus Party. Submeti algumas atividades, entre elas oficinas de PHP e Bootstrap, palestras sobre Software Livre e BigData, e, para minha surpresa, todas bem aceitas. Gostei bastante do evento, do networking entre as pessoas. Foi também no evento que pude me aproximar mais da comunidade PHP-PB e, assim, fortalecer o contato entre a Comunidade PHP com Rapadura, do Ceará, com eles”, disse.

Com apenas vinte anos, já palestrou e ministrou workshops na primeira edição da Expotec, além de Campus Party Brasil/Recife, PHPeste, FTSL, Darkmira Tour PHP, entre outros. “Este ano, fiquei muito feliz ao ser convidado para a Expotec. Isso faz com que eu me orgulhe de minhas atividades em prol do Software Livre e das Comunidades. Acredito que será novamente um evento incrível e cheio de compartilhamento de conhecimento. Espero contribuir bastante com o que puder, e já agradeço aqui a todos os envolvidos, pois o evento promete ser fantástico", considera Alessandro Feitoza.

Na Expotec 2016, ele ministrará palestra dentro do eixo temático de “software livre”, coordenado por Alessandro Moura. Com um adendo, ele acrescentou: "ficarei muito, mas muito feliz em poder conhecer de perto o nobre Rasmus Lerdorf, criador da linguagem PHP. Creio que o sonho de todo programador PHP, ainda mais quando se é o mantenedor de uma comunidade, é conhecer esse grande homem. É realmente muito gratificante a Expotec realizar isso pra mim”, completou.

Reconhecido pelo apelido virtual Kretcheu, o engenheiro mecânico e professor universitário Paulo Roberto Alves de Oliveira virá de São Paulo para ministrar palestra na Expotec 2016. Ele é mais um palestrante confirmado para o eixo temático de Software Livre da feira de tecnologia e inovalção, que acontece de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

Kretcheu é membro tradicional da comunidade de Software Livre e defensor do conhecimento livre e acessível a todos. Profissional certificado LPI, UCP e UCI, Novell, NCLA e DCTS, com pós-graduação na Unimonte, em Auditoria e Segurança, acredita que a educação é ponto crucial para o desenvolvimento humano e quer dar sua parcela de contribuição para o universo do conhecimento em tecnologia através da exposição.

“Estou muito contente de poder voltar a João Pessoa, cidade que gosto muito. Participar da Expotec 2016 e dar minha pequena colaboração falando sobre Software Livre, educação, ativismo e do Debian. Reencontrar pessoas que admiro e gosto muito e certamente conhecer muitas outras. A expectativa é grande, com certeza será um grande evento”, adiantou Kretcheu, que é administrador de redes há mais de quinze anos e colaborador do sistema operacional Debian.

Para conhecer mais sobre ele, acesse o vídeo blog: kretcheu.com.br. E as inscrições para a Expotec 2016 seguem a preços simbólicos no site: www.expotec.org.br.

O programador dinamarquês-canadense Rasmus Lerdorf é outro palestrante confirmado na Edição 2016 da Expotec, para os eixos temáticos “desenvolvimento” e “software livre”.

O programador dinamarquês-canadense criou as duas primeiras versões da linguagem de script PHP e participou no desenvolvimento de outras versões posteriores, conduzidas por um grupo de desenvolvedores, incluindo Jim Winstead (que, mais tarde, criou blo.gs), Stig Bakken, Shane Caraveo, Andi Gutmans e Zeev Suraski. Rasmus ainda continua a contribuir para o projeto.

De2002 a 2009, ele trabalhou na Yahoo! Inc. como Engenheiro de Arquitetura de Infra-estrutura. Em 2010, foi para a WePay a fim de desenvolver uma interface de programação de aplicação. Ao longo de 2011, atuou como consultor itinerante para startups. Em 2012, se juntou ao Etsy, e, em 2013, entrou como conselheiro sênior na Jelastic.

Rasmus Lerdorf é um orador frequente em conferências ao redor do mundo Open Source e, na Expotec 2016, falará sobre desenvolvimento e software livre.

Foto: Expotec 2015