Notícias

Expotec 2016


Palestra mostra que tecnologia transforma vidas.

Quem disse que tecnologia não é interessante e é capaz de mudar a vida de alguém? A palestra da Expotec 2016, “As descobertas de Albert: A experiência de desenvolver um jogo para crianças que estão no espectro do autismo”, com Pablo Ramon, retratou bem isso. Pablo Ramon de Lima Pinheiro é sócio fundador da empresa de desenvolvimento de aplicações e jogos Ni digital studio e mestre em Tecnologia da Informação (TI) e Marketing pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A palestra contou com detalhes da criação do jogo “As descobertas de Albert”, desenvolvido especialmente para crianças com autismo. Em uma história incrível, Pablo contou que ele e a esposa começaram a perceber diagnósticos do autismo no filho, como falta da fala e o desenvolvimento lento, apesar de Heitor - o filho -, aprender certas coisas bem rápidas. Pablo percebeu que alguns jogos despertavam a curiosidade do filho e, por causa disso, resolveu, junto com uma equipe, criar um jogo para celular.

A InovApps é um projeto do Ministério da Educação que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas. O concurso seleciona uma certa quantidade de pessoas, e cada app selecionado, ganha um investimento de R$ 50 mil. Foi através desse projeto que Pablo Ramon conseguiu colocar o jogo na rede e espalhar mundo afora, inclusive para usuários do Windows Phone.

A ideia do jogo foi trabalhar os quatro aspectos de um autista: o olhar, a fala, as formas e a face. O jogo é um game educativo, que, a cada acerto, estimula a criança a passar as fases e a entender os comandos.

Raquel Duarte/Assessoria Expotec

Foto: Jhonattan Anderson/Assessoria Expotec