Notícias

IPV6


"Futuro da Internet das coisas através do IPV6" é tema de palestra na Expotec 2016

A linguagem de tecnologia normalmente pode parecer complicada pelos vários termos e siglas que o público, em geral, não consegue decifrar logo de início. Apesar disso, é preciso concordar que a tecnologia e a Internet só facilitam a nossa vida, ainda que seja complexo decifrar totalmente o que está por trás do funcionamento delas.

E então, você sabe o que é IPV6? Foi para falar sobre isso que os estudantes do curso de Sistemas para Internet Luan Medeiros e Juliana Soares vieram à Expotec 2016. Eles palestraram sobre o tema no fim da manhã do segundo dia de evento, 26 de agosto, e relacionaram o IPV6 – última versão do Protocolo de Internet – ao futuro da Internet das coisas.

Ou seja, no futuro, muitos dos equipamentos que utilizamos no dia a dia estarão ligados à Internet e conectados entre si, como já acontece com alguns modelos de geladeira e televisão, por exemplo. E, de acordo com os palestrantes, para que isso seja possível, esses sistemas terão que utilizar o IPV6 em detrimento do que é usado atualmente, o IPV4, já que suporta uma quantidade maior de endereços.

Existem algumas barreiras relacionadas à migração para o IPV6 pelas empresas, segundo Luan Medeiros. Podem ser citados, para tal a ausência de softwares focados na segurança do IPV6, a carência de profissionais especializados e os altos custos do processo. Por outro lado, com o passar do tempo, as redes que continuarem utilizando o IPV4 ficarão mais lentas, além de a inclusão digital também ficar mais difícil devido à ausência de atualizações. “Se a gente quer trabalhar com o futuro da Internet, é necessário que haja mais endereços, e isso só será possível com o IPV6”, destacou Juliana Soares.

Vitor Feitosa/Assessoria Expotec

Foto: Jhonattan Anderson/Assessoria Expotec