Notícias

Economia digital latinoamericana cresce e movimenta U$$ 195 Bilhões


Estudo da Cepal aponta que entre 2006 e 2013 o número de usuários de Intermet na América Latina dobrou

O estudo Ecossistema e a Economia Digital na América Latina, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) mostrou que nos últimos sete anos houve um crescimento expressivo do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na região. Nesse período, o número de usuários das TICs mais que dobrou. Em números gerais, 47% dos latinomaericanos tem acesso a Internet através de dispositivos variados.

O ramo de telecomunicações foi o principal ator nesse processo, sendo responsável pela criação de 900 mil empregos por ano e tendo gerado receitas de US$ 195 bilhões na América Latina entre 2006 e 2013. Isso equivale a 4,3% do crescimento acumulado do PIB na região. As empresas do setor geram praticamente dois de cada três empregos e contribuem percentualmente com três vezes mais impostos em comparação aos outros atores do ecossistema digital.

O estudo foi coordenado pelo pesquisador argemtino Raúl Katz, diretor de Pesquisa de Negócios Estratégicos da Columbia Business School, com apoio da Cepal e de outros parceiros. Os dados apresentam recomendações baseadas em oficinas realizadas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru com mais de 180 líderes de opinião da academia e do setor governamental, empreendedores, empresas de telecomunicações e empresas da Internet.

Atraso

Apesar do avanço, o estudo constatou que a região ainda não têm acesso ao capital financeiro e humano para se desenvolver melhor na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Segundo Raúl Katz, faltam recursos financeiros e humanos, ou seja, maiores investimentos e mão-de-obra qualificada para desenvolver projetos e ações nessa área. O número de profissionais especializados é insuficiente para alimentar o desenvolvimento do setor em um ritmo mais rápido do que hoje. “Nós ainda temos um abismo digital na América Latina", afirmou Katz.

Fonte: Sites AFP e Convergência Digital