Notícias

Encontro amplia debates sobre fundamentos quânticos

Pesquisadores e estudantes aprofundaram o tema relativo aos fundamentos quânticos

III Advanced School and Workshop on Quantum Information and Computing

A III Advanced School and Workshop on Quantum Information and Computing reuniu de 26 de novembro até 7 de dezembro de 2018, em João Pessoa, pesquisadores internacionais renomados da área de mecânica e computação quântica e estudantes de pós-graduação do Norte e Nordeste do Brasil. As atividades objetivaram aprofundar o tema considerado pelos participantes como determinante para os avanços da tecnologia.

Segundo o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, integrante do Comitê Científico da Escola, a mecânica quântica detém os fundamentos e princípios para a viabilização da computação quântica, o patamar natural para onde a computação deverá evoluir. “A computação clássica se desenvolveu até encontrar atualmente um limitador natural para a continuidade de sua evolução. O ambiente que deverá gerar avanços, daqui para frente, está nos processos quânticos, onde o átomo se movimenta”, alegou Furtado.

Os desafios estão no entendimento aprofundado dos princípios quânticos e como operacionalizar a máquina que irá aplicar os fundamentos. Theo Nieuwenhuizen, professor da Universidade de Amsterdã, aposta no debate entre os pesquisadores, proporcionado na III Advanced School and Workshop on Quantum Information and Computing: “Aqui se faz um encontro de diferentes opiniões e assim nossas ideias ganham robustez como fator de pesquisa”.

A computação quântica já é efetivada em protótipos desenvolvidos por empresas como IBM e Google, e os princípios são usados com sucesso em sistemas de criptografia quântica, por exemplo. Uma vez que os processos sejam dominados, os ganhos para a sociedade serão imensuráveis em todas as áreas: medicina, climatologia, astronomia, engenharia, entre outras. Nesse sentido, a Advanced School and Workshop on Quantum Information and Computing proporciona ainda o preparo de especialistas para trabalhar com essa tecnologia.

A Advanced School and Workshop on Quantum Information and Computing é realizada a cada dois anos, em João Pessoa, na Paraíba, pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Governo do Estado da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, com apoio do Comitê Gestor para Internet no Brasil e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br/NIC.br).