Notícias

Escola Avançada

III Escola Quântica terá encontros diários até dia 07/12

Inicia hoje a III Escola Quântica, em João Pessoa

Inicia hoje a III Escola Quântica – “Escola Avançada e Workshop de Informação e Computação Quântica”, em João Pessoa. Professores e pesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Holanda,  Grã-Bretanha e Argentina, dividem as aulas em workshops e palestras com pesquisadores brasileiros de Pernambuco, Rio Grande do Norte e da Paraíba. Os espectadores são estudantes de graduação e pós-graduação em áreas da Física oriundos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Amazonas, além da Paraíba.

A jornada de estudos será realizada nessa e na próxima semana, no auditório do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba. A abertura contou com a presença de Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital; dos professores Cláudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); José Roberto Nascimento, Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza; Valdir Bezerra, Coordenador do Programa de Pós-graduação de Física da UFPB; e, ainda, o holandês Theo Nieuwenhuizen, coordenador do Comitê Científico da III Escola Quântica.

Percival Henriques declarou que a mecânica quântica é a base de 70% da economia dos Estados Unidos e representa um forte potencial de crescimento e desenvolvimento. Ele destacou:

“Se estamos pensando, ainda, que o papel do Brasil é somente estar fundamentado na produção agrícola, temos a oportunidade, hoje de vermos que não. Esse paradigma pode ser transformado, especialmente de avanços na área da tecnologia quântica”.

A grade de atividades geral foi apresentada e comentada por Theo Nieuwenhuizen e, logo em seguida, Christian de Ronde, da Universidade de Buenos Aires, iniciou o módulo de Introdução à Física Quântica. Os participantes permanecem o dia na universidade, onde é servido o almoço e lanches.

É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), do Governo do Estado da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande; e tem apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br/NIC.br).