Notícias

Tributos


Capacitação esclarece questões tributárias para empreendedores de ISP

O curso de “Tributação para Provedores - Fique por dentro dos impostos que sua empresa precisa pagar” esclarece questões práticas para empreendedores da área de provimento de acesso à Internet. Foi realizado deia 15 e 16 de março, na sede da Anid, em João Pessoa. A próxima turma será em junho.

A capacitação foi formulada pensando na preocupação do provedor por não ter um contador específico para ele. Além disso, a atividade está sujeita ao regulamento da Anatel, além de encargos originados pelo município ou pelo Estado.

“Por isso é importante mostrar a real necessidade do provedor em que ele pode se basear, o que fazer dentro do Simples Nacional e como ele vai se organizar para ver por qual regime ele vai optar – pelo lucro presumido ou pelo lucro real. Enfim, trazemos os problemas do dia a dia para cá e analisamos a melhor forma de resolver”, explica a instrutora Maria Imaculada Teixeira.

A instrutora Maria Imaculada tem experiência no setor de telecomunicação e, com motivação, compartilha as experiências. Imaculada é contadora, auditora fiscal do Estado da Paraíba e credenciada no Sebrae. Desde 2012 trabalha com a Anid, especificamente na área de provedores de Internet.

O empreendedor Lúcio Dalorsoleta, da Direct Internet, de Curitiba, do Paraná, veio fazer o curso porque o conteúdo acrescenta muito na área tributária, financeira e fiscal.

“A gente pode saber se está no caminho certo, qual é a convergência para o futuro; o que esperar da legislação, das regulamentações exigidas pelo governo? Uma vez que começamos a atingir o limiar do faturamento nos deparamos com a dúvida: sair do Simples ou não? Há um aumento muito grande na alícota de impostos e esse curso é muito importante para se resolver essas questões.”

Depois das aulas presenciais, a instrutora mantém um canal de comunicação com os participantes por trinta dias, a fim de esgotar as questões mais específicas.