Notícias

FESTIVAL DE CULTURA ENCERRARÁ O ACAMPAMENTO INCLUSIVO 2023

O Secretário de Turismo e Eventos de Baía da Traição, Josias Viana afirmou que a realização do Acampamento Inclusivo, com a culminância do festival de cultura é de grande importância para a cidade

Será realizado em Baía da Traição-PB no dia 15 de dezembro, encerrando o II Acampamento Inclusivo,  o Festival de Cultura reunindo música, gastronomia, feira de artesanato e desfile de beleza indígena que movimentará a praça José Barbosa, no centro da cidade, a partir das 18 horas.  

Na programação estão previstas várias atrações musicais  como Coco de Roda Flor de Laranjeiras, Grupo de Percussão Bato Lata, Clara Potiguara, entre outros cantores e intérpretes de diferentes estilos musicais que se apresentarão no palco instalado na referida praça. 

Quem abrirá o evento será o ‘Toré Antonio Azevedo’,  bastante conhecido na região, devido às várias apresentações realizadas, e tem  como objetivo a divulgação, o fortalecimento e a revitalização da identidade cultural indígena Potiguara/PB. 

No interior da praça haverá uma Feira de Artesanato com produtos confeccionados por indígenas locais e Gastronomia Potiguara com deliciosas comidas típicas. Este ano contará com a participação da feira  ‘O Que é Que a Baía Tem’, da Secretaria da Mulher, com vários expositores exibindo suas artes.

Uma das novidades do festival este ano  será a realização do desfile da Beleza Indígena reafirmando a importância dos povos tradicionais e  será aberto para a juventude masculina e feminina das etnias do município, e poderão se inscrever os interessados, com idade a partir dos 18 anos. Terão duas modalidades, onde os inscritos e inscritas irão desfilar com trajes sociais e com trajes típicos com pinturas corporais e adornos.  Será um momento que não só evidenciará a beleza, mas também a resistência, a arte, a cultura do povo Potiguara.

O Secretário de Turismo e Eventos de Baía da Traição,  Josias Viana  afirmou que a realização do Acampamento Inclusivo, com a culminância do festival de cultura é de grande importância para a cidade,  incentivando a cultura e o empreendedorismo local,  dando  a oportunidade para os artesãos e artesãs, em especial a s mulheres de mostrarem e comercializarem seus trabalhos e suas artes.

Josias ressaltou que o evento reunirá gente de diversos lugares que virá para apreciar as atividades. Além de reforçar a produção local  associada ao turismo, o festival será uma forma de reconhecimento e importância da cultura do povo Potiguara. 

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Secretaria de Educação da Baía da Traição e apoio do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br).

#cgi.br #nic.br