Notícias

AVANÇOS NA POLÍTICA DE SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS

Entre os avanços da saúde indígena há diversas políticas já existentes que ajudam a minimizar os problemas de saúde relacionados com a alimentação nas comunidades indígenas.

Dentre os serviços públicos essenciais, a saúde se destaca sem sombra de dúvidas, e esta requer uma gestão bem estruturada para ser executada a contento. A população indígena necessita de uma assistência à saúde diferenciada, algo que após muitas lutas, foi conquistado, mas que precisa ser aprimorada. Para falar sobre este tema, a médica sanitário, Maria Vilma Bonifácio irá proferir palestra no Acampamento Inclusivo que ocorrerá na Aldeia Alto do Tambá, entre os dias 13 a 15 de dezembro, em Baía da Traição. Dentro da programação, a atividade acontece no dia 15, a partir das 15 horas. 

De acordo com doutora Vilma que é mestra em saúde coletiva e que atualmente trabalha no Programa Mais Médicos em Baía da Traição, irá relatar sobre sua experiência no Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara e quais avanços têm ocorrido  na política de saúde dos povos indígenas daquela região.

Conforme Vilma, o  DSEI POTIGUARA  é uma importante ferramenta de gestão na assistência à saúde do povo indígena Potiguara. Entre os avanços da saúde indígena há diversas políticas já existentes que ajudam a minimizar os problemas de saúde relacionados com a alimentação nas comunidades indígenas. Políticas públicas como o Bolsa Família, merenda escolar, acesso aos alimentos, assistência social têm sido essenciais para essa população específica. 

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

#cgi.br #nic.br